O BRASIL ESTÁ MUDANDO? *
Nos últimos anos nosso país tem mudado um pouco, principalmente por fazer parte do grupo de “países emergentes”. Encontra-se com boa projeção internacional; cenário econômico estabilizado; política estável; mão de obra volumosa e em processo de qualificação; boa produção e exportação em crescimento; com reservas de recursos minerais; investimentos em setores de infraestrutura em crescimento; Produto Interno Bruto em crescimento; diminuição das desigualdades sociais; vários índices sociais em processo de melhorias; dentre tantos outros.
Apesar de o Brasil ter boa projeção internacional e situação econômica razoável, muitos dos índices são mascarados e com várias características de países subdesenvolvidos, mesmo que seja bem industrializado. Podemos citar algumas áreas nas quais são necessárias melhorias: educação; saúde; segurança; infraestrutura básica (rede de esgotos, abastecimento de água tratada, energia elétrica, rede telefônica); malha rodoviária, viária e ferroviária; transporte aeroviário, ferroviário, rodoviário e portuário; dentre tantas outras.
Outro fato complicador é a corrupção, pois segundo a ONU os índices de corrupção no Brasil são enormes. Segundo matéria publicada no site Overmundo “A corrupção no Brasil, está classificada junto a 163 países na base na percepção de corrupção entre autoridades públicas e políticos, no chamado índice de percepção de corrupção. O Brasil caiu oito posições esse ano, comparado ao ano passado e está em 70° lugar no ranking total. E em 14° entre os países da América.” Desse modo, esses corruptos retiram dos cofres públicos um bom percentual desse recurso, a má administração e burocracia também são responsáveis pela perda desses recursos.
Portanto, nos últimos anos parece-nos que ocorreu uma pequena melhoria na distribuição de renda e o governo investiu mais no social, todavia ainda é um dos países com maior desigualdade de distribuição de renda do planeta. Assim, para ser um país desenvolvido teria que melhorar muito, e por enquanto devemos acreditar que a situação esteja mudando e que pouco a pouco os cidadãos brasileiros, os políticos, os funcionários públicos, as instituições públicas e privadas estejam se empenhando nessa causa para abolir de vez a corrupção, a má administração e características de países subdesenvolvidos.
* Rogério da Silveira Corrêa
Membro da ACEIB – DF - Disponível em:
http://aceib-gremioliterario-df.blogspot.com/ http://rogerioscorrea.blogspot.com
http://www.recantodasletras.com.br/autores/rogerioscorrea