ALTOS & BAIXOS

O pequeno Fokker, um avião turboélice que levaria, se completamente lotado, umas 42 pessoas do Rio de Janeiro a Belo Horizonte, estava

prestes a correr a pista, quando a aeromoça fez ouvir sua aveludada voz:

-Senhores passageiros, um pequeno problema técnico retardará a partida desta aeronave por meia hora; ped1mos o seu desembarque.Obrigada!

Em geral, nos aviões, ainda que pequenos, você encontra um pessoal que transita muito mais requintadamente produzido que nos ônibus e nos metrôs...transporte de pobres...!

Assim - calculo - o nível de educação, de cultura, de boas maneiras de refinamento, deve... acompanhar o alto custo do transporte aéreo e -calculo também...- que esses candidatos a rasgarem, velozes, os céus, sejam espécimes de fino trato e polidez, com um rico e culto conversar, interessante ,tanto na forma quanto no conteúdo...que transborda, do evoluído e original espírito...!

Que formidável é o dinheiro, como meio de aprimorar o homem !

O distinto cortejo desce da aeronave; entre os elementos está meu marido, responsável pelo relato deste episódio.

A espera se prolonga por bons 40 minutos, de forma que o cortejo reembarca por volta das l8h40 min.

Com a naturalidade própria de quem faz 1sso todos os dias, essa gente despida de... primitivas emoções - tipo medo, por exemplo - educada e ordenadamente retoma seus originais lugares e aguarda pelo início do funcionamento das turbinas.

Nada!

O tempo vai lento... as pessoas olham para o lado d1reito...para o lado esquerdo... para o teto... para trás e, lógico, para a frente...

Nada... tudo em completo silêncio.

-E você não teve a sadia curiosidade em perguntar ao polido consorte qual era o problema do avião? Irrompe o Bud.

-Que coincidência ! A pergunta que f1z ao polido marido foi esta: "meu polido esposo, você não teve a sadia curiosidade em perguntar qual era o problema do avião?”

Sim. Tinha-lhe ocorrido a sadia curiosidade...

-Sou bem capaz de apostar a...quem, todo amanteigado, ele fez a pergunta! -Dardeja o Bud, venenoso.

-Que coincidência! Também eu lhe f1z essa inadequada insinuação...e só poderia - como o foi - para a suave aeromoça que, não dispondo de roleta e banquinho, como nos ônibus, desfila, airosa e perfumada, salto alto, costume grená e marinho, moderna boina sobre sedosos e cascateantes cabelos, a atender pelo corredor os passageiros já um tanto irrequietos.

-Bem, mas qual era o problema...

-Ele disse que não conseguiu prestar muita atenção às... palavras dela, mas era algo relat1vo ao tubo de ar comprimi para o arranque.

-E qual era o manequim da aeromoça?

-44. Bud...! O que interessa o número...

-Nada, nada! Só para confirmar minhas suspeitas sobre...ONDE é que seu marido conseguia...prestar atenção...

-Venenoso! Mente viperina ! Língua mefistofélica!!

-Provavelmente. E a aeronave, decola ou não?

-Não! Passados 35 minutos, recebem novo pedido de desembarque; o pessoal não queria saber disso e, para desviar a tensão, alguém sugeriu uns abundantes aperitivos. Aclamação geral! Wiskys vários fazem tempo passar... desapercebido.

O avião decola. Meu marido a direita, com poltrona vaga ao lado. Depois v1nha o corredor e mais duas poltronas, onde dois senhores estavam quietos, até que o da janela, sem aviso prévio e sem pedir "com licença!”, turbinado por não se sabe ao certo quantos aperitivos, saiu à toda, empurrando e pisoteando, com exatidão de alvo os calos doloridos do outro... que ficou bravo! O apressado voa para trás, para o sanitário - sem pedir desculpas.

O companheiro, com isso, irrita-se ainda mais, com aquela falta de modos civilizados.

Pessoal fino e educado exige fineza e educação, de forma que nosso ultrajado personagem agora olhava, muito interessado, para trás, cada vez mais 1mpaciente, esperando pela volta do sujeito. Devia estar esperando um desagravo verbal.

O proprietário dos latejantes calos perde a paciência, não se contém e, feroz, levanta-se. Com postura do touro aviltado, com espad1ns que lhe

oscilam às costas, ruma...com passos um tanto incertos, ao encalço do...viz1nho indelicado e fujão.

Expectativa.

Daí a pouco, de lá dos fundos saem ruidos estranhos e abafados: SPAACK !... TAPT!....CLOCNHI...! SPOOOCI!...

O pessoal todo queria ver o que se passava. Bud, eles estavam se pegando a socos!!...

Com todos na parte de trás, o avião pequeno não se mant1nba na horizontal e cheirava à economia brasi1eira daquele momento! desestabilização e queda!

Tudo voltou ao normal, com a cativante e oportuna interferência da airosa aeromoça.

Pensando bem, como são educados os passageiros de ônibus...!!

Daidy Peterlevitz
Enviado por Daidy Peterlevitz em 28/07/2010
Código do texto: T2404884
Classificação de conteúdo: seguro