LIBERDADE FEMININA
Quem se lembra dessa música?
"Liberdade, é uma calça velha azul e desbotada que você pode usar do jeito que quiser..."
Pois é! Hoje cedo eu estava assistindo a um programa feminino que fala de bem estar. E o assunto de hoje era "Padronização de Beleza". Eu não vou ficar aqui repetindo tudo o que eu ouvi, apesar de achar que tudo o que foi dito foi bem interessante. Mas uma coisa me chamou especialmente a atenção. No meio da entrevista que estava sendo feita a uma estudiosa do comportamento feminino e consultora de beleza e bem estar, a entrevistada falou sobre o resultado de uma entrevista que foi feita com ambos os sexos. Nela, perguntou-se a homens e mulheres o que eles invejavam no sexo oposto com relação a manutenção da beleza.Tanto as mulheres quanto os homens foram quase unânimes nas respostas.
As mulheres responderem:
- Da liberdade que eles têm pra se vestir, comer, etc, etc...
E os homens quase na sua totalidade responderam:
- De nada! Não invejamos nada.
Isso me fez parar pra pensar... Durante o último século, nós mulheres corremos atrás e lutamos incessantemente da nossa liberdade. Lutamos pelo direito ao voto, jogamos fora o espartilho - Bom, nisso há controvérsias. Eu mesma tenho dois lindooos! gente é a glória! Super sexy e segura tudoo!!! hahahahaha! - Voltando... jogamos fora espartilho, queimamos os sutians, batalhamos por um lugar no mercado de trabalho... Enfim, ganhamos realmente mais liberdade. Agora temos poder de fogo, voto e dinheiro - dinheiro nosso - pra gastar com o que agente quiser. E com o que nós mais gastamos? A resposta é fácil, clara e óbvia. Nós gastamos a maior parte da nossa grana com BELEZA.
E é justamente aí que abrimos mão de nossa liberdade e nos tornamos prisioneiras de nós mesmas. Pode parecer loucura ou delírio meu mas não é não. Nós mulheres, nos deixamos capturar por um padrão de beleza que nós mais do que ninguém cultuamos. E em nome disso, mais do que em qualquer outra época, paramos de aceitar nossas formas como são. Não aceitamos o nosso corpo, rosto, cabelo... Queremos mudar tudo sempre!
Nós, não temos mais uma mulher que seja nosso ídolo. Temos sim, partes amputadas como ideal de beleza. A boca de fulana, a bunda de beltrana, os peitos de cicrana... E para alcançar esses ideais, nos submetemos a agressões físicas e psicológicas. Mutilamos nosso corpo, tomamos e injetamos nele substancias que nos intoxicam e nos matam aos poucos...
ESSA CRÔNICA PODE SER LIDA NA ÍNTEGRA NO MEU BLOG
http://almaflordapele.blogspot.com/
FICO AGUARDANDO A SUA VISITA E COMNTÁRIO
ABRAÇOS