E se a Copa não acontecesse...

A realização da Copa do Mundo trouxe grandes injeções de dinheiro e modernizou as infraestruturas fundamentais para o futuro da África do Sul, mas não é suficiente para fazer o país sair da crise econômica. As últimas projeções do governo indicam que a maior economia africana não deverá crescer mais do que modestos 1,7% em 2010, o que, apesar de constituir uma aparente saída da recessão, estará longe de absorver o impacto criado por uma estimada quebra de entre 1,7% e 2,2% do PIB. Fora a perda de 959 mil empregos nos primeiros nove meses deste ano.

Gillian Saunders, uma especialista da consultoria de finanças da Grant Thornton, calculou que a Copa deverá contribuir com 55,7% bilhões de randes (cerca de R$13 bilhões no câmbio atual) e gerar 415,4 mil postos de trabalho para a economia local. Esses fundos, segundo Saunders, teriam sido investidos tanto pelo governo como por empresas privadas, através de patrocínios e direitos comerciais. Um acréscimo de 2,2 milhões de turistas no país entre 2008 e 2015, que deverão gastar cerca de 14,3 bilhões de randes (R$3,38 bilhões), será, segundo a mesma analista, outra das importantes contribuições da competição para a economia.

Mas... e se a Copa não acontecesse? Isto é, se fosse cancelada subitamente, sem motivos que comprovassem a verdadeira necessidade para tanto? Como ficariam as dívidas externas do país, que já sofre com a grave crise financeira global? Imagine que de um dia para o outro, milhares de trabalhadores sejam demitidos – convencidos de que não há mais o que fazer – e o país voltará à alta taxa de desemprego, um dos males crônicos da economia sul-africana, que atingiria 31% da população. Contudo, isto não seria assim tão assustador, já que, com o fim das obras de construção dos cinco novos estádios e de renovação dos outros já existentes e que serão palco da Copa, muitos operários voltarão para o desemprego, algo que será inevitável.

Entretanto, a grande preocupação das autoridades, para além do desemprego, é a inflação, que tem levado o banco central a manter as taxas de juro acima dos 7,5% para evitar novas piores. Economistas preveem que a inflação, atualmente nos 5,9% possa disparar por causa do aumento previsto de 35% para as tarifas da eletricidade, anunciado pela empresa estatal Eskom. O aumento é fruto da necessidade de investir mais de 300 bilhões de randes (R$70,7 bilhões) em novas usinas para compensar a falta de investimentos da última década.

A Copa do Mundo é um evento de enorme escala para ser descartado em apenas alguns dias. Certo, podemos afirmar que a África do Sul não ganhará e nem perderá com isto, já que o que entrar de “lucro” será imediatamente absorvido pela crise econômica na qual o país se encontra

Helen Bampi
Enviado por Helen Bampi em 17/07/2010
Código do texto: T2383866
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.