Apontamentos de viagem (5/5) – série Viajando por aqui e ali ((31)
 
61- Encerramos a nossa viagem na Alemanha, com uma pequena parada em Colônia (Koln), importante porto fluvial, antiga colônia romana. Foi a conta de visitarmos a famosa Catedral gótica que é Patrimônio da Humanidade, almoçarmos no Mc Donald’s (pela simples razão de precisarmos de um banheiro) e dar um giro pelas lojas do quarteirão para comprinhas insignificantes. Foi ali que teve origem a famosa Água de Colônia  4711 e que deu origem aos produtos similares que todas nós usamos.  É encontrada em todos os tamanhos e preços. Não comprei nenhum frasco.

62 – Fomos de ônibus até Boppard onde pegamos um barco para um passeio no Rio Reno. Uma viagem realmente fascinante. Em nosso percurso o Reno é ladeado por morros verdejantes com vegetação exuberante, vinhedos produtores de vinhos riesling, incríveis castelos e igrejas. No Reno, além dos barcos de passeio, um movimentado transporte de cargas.

63 – Descemos do barco em Saint Goar onde retomamos o ônibus para Frankfurt, passando por incríveis cidadezinhas, onde pudemos observar a vida cotidiana.
 
64 – Frankfurt é economicamente a cidade mais importante da Alemanha apesar de ser a quinta em população. Berlim, Hamburgo,Munique e Colônia, não sei se exatamente nessa ordem, são maiores.

65- Estivemos lá no dia em que o Brasil jogou com o Chile e ganhou. Vimos o jogo durante o jantar em um restaurante típico. Não me perguntem se gostei do jantar – foi terrível: joelho de porco, chucrute, salsicha branca, algo indefinível parecendo ser presunto defumado assado, uma bolinho esquisito de batatas e cerveja de trigo. Ah, mas as batatas comuns... que maravilha! E os pães! A sobremesa! E a vitória do Brasil!

66 – No dia seguinte, após o city tour oficial tivemos o dia livre. Pegamos um ônibus de turismo, desses de dois andares e ficamos conhecendo a cidade, tanto a parte antiga quanto a nova: a Mainhattan européia. Andamos também bastante a pé, comemos em um bar ao ar livre e depois o caminho do Aeroporto, para a volta.

67 – Foram 12 horas de viagem, mas conseguimos recuperar as cinco horas perdidas na viagem de volta.

68 – Em Guarulhos uma visitinha ao Free Shop para comprar chocolates belgas para a família. 
 
69 – E o inusitado. Perdemos-nos de nosso motorista no Aeroporto. Levamos quase duas horas para encontrá-lo! 

Foto: Tributo aos Campos de Concentração. Ao fundo, o bairro judeu, destruido pela guerra e completamente restaurado.

Foto: Meu álbum de viagem.
 
The End.