CUMÉ QUI VAI SÊ?
Zé Uóston
Mais intão poisé, Seu W Pereira. Eu já arreparei qui o sinhô é um homi muito do sabedor das coisas. Eu arreparei tomém qui todas as pessoa inteligente como qui nem é o sinhô, tá sempre lendo as coisa qui o sinhô iscreve, i apreceam bastante a inteligença de voça sinhoria. Daí intão, eu peço qui o sinhô me adiscupe a ousadia de lhe pedi a sua pessoa qui pubriqui ai na sua página tomém essi meu potresto, qui é promode todo mundo ficá sabeno. U qui eu penso dessas coisa di ração pra os pobri desinnutrido.
É qui tem muita gente achando qui eu sô contra us pobre. Sõ contra não sinhô. É qui tem uns porém, qui não entra aqui na minha cabeça. Daí o sinhô qui é uma pessoa de muita sabenças, i conhecimentos geral, por favo me esplique pra mim.
Quando eu fiquei sabendu das exelênça desse produto, que é a ta de multimistura vitaminada, i coisas i tais... qui as mulheres boazinha da Onguis. tá fazeno promode salvá us mininus desisqueléticos do interiô, dos cafundó do sertão... O sinhô sabe qui é mesmu di cortá o coração.
O sinhô mi perdoa deu tá fazeno esse arrodeio todo, mas é pra eu podê me esplicá melhó. Intão poisé. Aqui no lotementu qui eu moro, em Duqui di Caxias, u qui não falta é essas crianças magrinha, qui é só pele i osso, olho i boca aberta esperandu cumida.
Daí eu pensei aqui com a minha pessoa de mim mesmu.: Até qui eu podia ajudá essi povo disinsufridu i disamparadu, cumo é qui é qui si faz pra ingordecer um poquinho us pobrizinho mininus qui passa fome.
Foi aí intão qui eu tive a idéia di procurá uma dessa Onguis, arranjá um pouco dessa tal di mistura, i levá prus pobrizinhus di Caxias.
La nessa Ongui qui eu fui, tinha umas sinhoras muito educada, i cheia das gentilezas, qui mi recebero muito bem, i ainda ilogiaro a minha atitudi, di cidadão cristão, i mais uma porção di prosopopéia, qui eu não me alembro mais.
Tinha uma qui era religiosa, qui ficô imocionada, i até chorô. Eu quase qui choro tomém.
Daí intão elas mi dero um sacão inorme da tal di mistura, mi agradecero, i mandaro que eu voltassi sempre qui precisá.
Mas intão seu Pereira. Eu fiquei tão impolgado, qui quase qui eu mi isquicí di mi alembrá di perguntá cumo era qui si usava a mistura, promode fazê efeito.
Daí elas me esplicô, qui era só botá uma colhé di sopa da mistura, no angú, no pirão di farinha, no macarrão, ô no feijão cum arroz, si tivê.
Aquilo era só um um tal di complemento alimentá, promode ficá no lugá das vitamina i proteína, i essas coisa qui essas gentes desensufrida não tem condição di comprá.
...Homi... Daí intão eu perguntei pras madamas: I si no lugá da mistura, a gente colocá um pedacinho di carne com alegumes, uma verdura, um ovo frito. um pedaço di frango, peixe, i essas coisa qui toda as criançada comi i qui não é desisquelético, cumo é aquelas criança qui aparece nos cartaz do antis da mistura? É qui eu arreparei qui é tudo gordinho i corado como qui nem as criança du cartaz do depois da mistura.
I cumé qui vai sê nos lugá ondi não tem é nada pra minturá na mistura? Nem feijão nem farinha, nem leite, nem nada mesmo... Cume qui vai sê?
Mas intão seu Pereira. As madamas mi olharu com umas caras, que dava medo
Aquela qui era religiosa intão, ficou uma fera, i si benzeu-se di todas as maneira.
-Seu Zé Uóston! O sinhô é comunista?
....Homi....???