Cartão de Apresentação (Ou uma apologia do narcisismo positivo)

Em 31 de Janeiro de 1951, datação convencionada e aceita no mundo ocidental, (e de forma totalmente arbitrária, diga-se de passagem, já que a origem desta famigerada datação está incorreta, ainda dando-se de barato que o evento realmente ocorreu) nascia na cidade de Tobias Barreto, estado de Sergipe, o cidadão a quem deram o nome de João Bosco de Oliveira (a mãe dele garante de pés juntos e face compungida que não sabia que a dita data é dedicada ao santo católico de mesmo nome, e que a dita escolha havia sido uma espécie de premonição... (não riam, por favor, senão eu fico encabulado). Coisa típica de gente nordestina mesmo, na qual nunca se sabe aonde termina a superstição e começa a fábula...!).

A referida cidade situa-se às margens do rio Real, marco de fronteira entre os estados da Bahia e o já citado estado de Sergipe. De Real, nome cheio de pompa (coitado do Pompeu! Morreu e o nome ainda é usado em tom pejorativo...), o dito rio só tem o nome; hoje não passa de um filete líquido arrastando-se penosamente pelas terras quentes do agreste sertanejo, parecendo mais um ingongo (de tão sujo que se encontra) do que uma cobra, até desembocar no oceano Atlântico, (aonde enfim recupera alento ao tomar contato com a revivescente água que tanta falta lhe faz em seu torturante percurso, qual moribundo retornando à vida já dada como finda) na localidade paradisíaca de Mangue Seco. O cidadão em questão, viveu por alí até meados de 1960, mudando-se com os avós maternos para as plagas mais amenas do Sul da Bahia, repositório do ouro verde - sua majestade, o cacau. Ali, tomou contato com a natureza luxuriante própria da região cacaueira que tantos livros deu ao lume Jorge Amado e tantos outros escritores.

Chegando ao Sul baiano o ínclito cidadão acima descrito, o tal do patronímico idêntico ao santo católico, deparou-se com rios caudalosos, árvores em abundância e uma fauna riquíssima - exatamente o oposto do Sertão natal, seco de corações e mentes que casam perfeitamente com a aridez da terra, em que até então vivia. A aridez do sertão do nosso herói já foi magistralmente descrita por Euclides da Cunha em "Os Sertões" e também em “Vidas Secas” do Graça (Graciliano Ramos) dois ícones daquelas plagas. O choque causado pelas diferenças, tanto de sotaques, como do restante já explanado, teve como resultado tornar o nosso cidadão um ser predisposto ao encontro de coisas novas, tendo a liberdade como mote e bandeira principal.

Na contínua busca por novidades, deu o dito cujo cidadão com os costados na cidade de São Paulo, capital do Bandeirantes, lá por volta do ano de 1969, em plena vigência da não ainda completamente digerida ditadura militar - de triste e infausta (infame também!) memória.

Depois de alguns anos vivendo na capital paulista, o nosso pretendente a cidadão do mundo (o mundo, por enquanto resume-se ao Brasil) mudou-se para a cidade interiorana de São José dos Campos, (haja santo!) herdade onde se encontra até a presente data destes escritos. É óbvio que vários e intrigantes acontecimentos (sucessos, como diria Miguel de Cervantes em seu Dom Quixote) ocorreram neste intervalo de tempo, o que só veio agregar mais facetas à já variegada personalidade do cidadão aqui apresentado. Achei portanto de bom alvitre, apresentar aos demais membros da confraria (com todo o peso de irmanamento que a palavra carrega) os dados formadores da personalidade deste missivista,

Todo este caudal de acontecimentos, gerou a personalidade

combativa nascida na região dos calumbizeiros - dos quais usurpou o nickname (chique, esta era da internet!), acrescendo-o com o Dharma bhúdico (o cara quer mesmo ser diferente!), este que agora a vós se apresenta.

Este é para todos, aos quais desejo o gozo de Paz Profunda que traz o desapego e a iluminação tão almejada,

o meu cartão de apresentação

Narciso Aquariano(Um nickname bem provocante, ao gosto do espírito deste irreverente homem dos sertões)

João Bosco

Aprendiz de Poeta
Enviado por Aprendiz de Poeta em 09/07/2010
Código do texto: T2367652
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.