CAMINHANDO COM A NATUREZA

É muito prazeroso e gratificante caminhar pela manhã antes de nascer o sol. Assistindo o filme da natureza na tela azul do universo.

Talvez esta terapia tenha maior valor medicinal do que o próprio exercício fisico recomendado pelo médico.

Após vários dias caminhando misturado a uma densa nevoa branca provocada pela baixa temperatura. Hoje ao fazer meu trajeto de seis quilômetros, no entorno de nossa vila, com a temperatura mais agradável, pude contemplar a gradativa transformação da alvorada que de minuto a minuto apresentava um colorido de diferente.

Ao sair antes das cinco e meia da manhã, poucas pessoas se locomoviam para o trabalho. Os galos cantavam em pontos estratégicos respondendo uns aos outros disputando o despertar do dia. Aves de hábitos noturnos se despediam da noite com seus pios diversificados. O céu parcialmente nublado. No longínquo horizonte o nevoeiro em parceria com a vegetação desenhava uma flecha áurea colorida pela aurora na divisória terra e infinito. Um jato traçou com sua fumaça branca uma linha reta, no seu costumeiro trajeto em cujo horário sou um mero espectador.

No meu roteiro ao atingir a marginal da B. R. 164 pude contemplar o distante rio Picão bocejando, como se fora um fumante com seu cachimbo gigante. No alto, a lua corroída pela minguante, encurvada, mostrava-se desolada em sua palidez já quase sem brilho, entre as nuvens que bailavam vagarosas. A esta altura o sol já se preparando para abrir o primeiro sorriso de traz do horizonte, banhou de ouro o nevoeiro que parecia o telhado do universo. A minha esquerda uma cerca, com sua vegetação seca assassinada por herbicida, apenas alguns arbustos verdes servindo de trampolim para o cipó de São de João, que milagrosamente despencavam em cachos dobrados de flores, desfilando rasteiros, e pendentes cerca afora como caminheiros embrulhado no arame vergado ao peso das flores. Os passarinhos na sua algazarra comemoravam a chegada de mais um novo dia. Enquanto isso, eu completava meu roteiro preparando-me para mais um dia no batente.

Geraldinho do Engenho
Enviado por Geraldinho do Engenho em 09/07/2010
Reeditado em 12/07/2010
Código do texto: T2367320
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.