RAÇÃO PARA OS DESENUTRIDOS

Zé Uóston

Mas intão , poisé... O sinhô me adiscupe deu tá arrodiando a pessoa do sinhô.

Mas é qui eu to aqui incafifado com umas coisas qui eu ouvi, falá na televisão, e qui alguma coisa eu gostei, i otras eu não intendí, nadinha de nada.

Daí eu vim falá com o sinhô, qui é um homi, di letras i sabenças, i coisas e tais.

Intão o sinhô não vai arrepará a ousadia da pergunta qui eu vou fazê. Mas, o negóço é tão complicado, pro meu intendimento, qui eu já tô arreliado, achando qui, ou eles é muito inteligente. Ou eu sô é muito burro. Mas intão é isso. O sinhô, cum todo o respeito, algum dia na sua vida cumeu casca de macacheira, casca de ovo, ou casca di banana?

..... Eu acho qui não. E o sinhô é um home forte e di boa saúde, assim como qui nem eu. Eu nunca cumi essas coisa, mesmo quando andava lá pelo sertão, nos tempos da seca, qui não tinha era nada . Ta claro qui não ia tê também casca di coisa nenhuma.

Mas intão, o sinhô pensa aquí comigo...

Esses pessoal qui estão sempre ajudando os pobres i os mininos desinutridos, acabaro de inventá uma ração feita de casca macacheira, i di ovo, com doce de casca di banana, i farinha de peixe, i mais uma ruma di coisa qui eu nunca vi ninguém cumê. É verdade qui os mininos, vão se arribamdo, e ficano mais espertinho, e as mãe fica tudo mais contente... Até aí eu não disconcordo, qui o negoço deve te é muita sustança. Mas intão, e aí. Vem umas donas muito nas elegância, explicano o valô das vitamina qui tem as casca, i as folha di macacheira i di ovo, i ensina as mãe como é qui si prepara os doce i os bolo, com as casca i as sobra das verdura promode alimentá os filho.

Mas intão seu Ulsom, eu só quero qui o sinhô me diz o seguinte. Só essas coisa qui eu não to intendeno. Si tem casca de banana, é porque tem banana, tem macacheira... I tudo mais... Daí eu lhe pergunto pro sinhô. Quem é qui comi as banana i as macacheia, i os peixe, as carne, i toda as parte boa desse mundão de comida, qui o pais está produzino, mas qui nunca chega na mesa dos pobre.

E quando é que o povo vai cume as carne i os peixe, as fruta? . Eu acho qui deve fazê o mesmo efeito, i tê as mesma sustança qui as casca. I os bagaço...

O sinhô já viu algum filho di gente rica cume casca i bagaço?

Mas intão o sinhô me adiscupe.. Eu não tô reclamano , do pouco qui Deus dá . Eu só não me aconformo é com o muito qui os homi tira da gente.

Mas não é Seu Uílson? Não é?