CRÔNICA – Conversa fiada sobre  a Copa do Mundo de 2010

 

Recebi, com prazer, a visita de um grande amigo de longa data, o Nobre, por quem tenho verdadeira admiração, em face de sua vida pregressa de bom sujeito, bom filho, pai e avô. Entre uma dose e outra, o que é normal, passamos a falar sobre a atual Copa do Mundo que está sendo disputada na África do Sul, do grande Mandela.

 – Bom dia, Nobre, tudo bem? Entra...

 – Tudo bem, cara, até melhor do que mereço!

-- O que você me diz sobre a Copa na África do Sul?

-- Sabe pra mim uma grande decepção!

-- Mas por que isso, amigo, o Brasil não está ganhando...

-- Vários motivos, meu caro: Primeiro, a televisão prosperou muito mais do que o futebol, com esses recursos eletrôncos de alta definição; comprei uma TV digital para, exigente como sou, assistir tudo na mais perfeita imagem lá na minha casa de praia, tomando umas e outras com os amigos; depois, nenhuma seleção chegou a me impressionar, salvo a do México, isso pela garra, disposição e conjunto demonstrados em seus jogos; a Alemanha, pela velocidade do time que segue rigorosamente o planejamento, como se fora um computador, até que se saiu bem naquela goleada de 4 x 0 contra a Austrália, no seu primeiro jogo, mas esse adversário não joga bulhufas. Pra lhe falar a verdade eu preferia assistir nos velhos tempos em que a tela chuviscava demais, entretanto o futebol era vistoso, dava gosto a molecada mostrar toda a sua habilidade com a pelota.

-- Mas e a Argentina do Maradona?

-- Olha os portenhos não encontraram adversários pela frente, equipes fracas, que nem deveriam estar jogando essa Copa; eu até fazia fé na Nigéria, não na Coreia do Sul e na Grécia, que serão os próximos adversários deles, mas já classificados; o que de admirar têm os argentinos são apenas as palhaçadas do seu treinador (que nunca o fora), dando uma de péssimo humorista à beira do gramado, a fazer embaixadas quando a bola passa por perto dele, a segurar um terço na mão e ficar beijando-o, como se ele estivesse rezando mesmo o que falam aquelas bolinhas. Esse sujeito não tem consistência moral nem ao menos para pronunciar o nome do nosso Pai Celestial.

-- Sim, mas a mídia é toda em cima dele...

-- Principalmente a brasileira, meu amigo, a Globo em especial, que durante a sua programação só fala nesse sujeito tão debochado, que até apelidara um gol de mão que fizera na Copa de 1986, disputada no México, de “A mão de Deus”, como se o Soberano se metesse nesse negócio de futebol, um dos esportes onde as possibilidades de roubo, suborno e safadeza são maiores do que nos jogos da loteria. Em contrapartida, numa forma de crucificar o excelente goleiro Barbosa, da Copa de 1950, quando perdemos o troféu para o Uruguai, em pleno Maracanã, fica passando de vez em quando o “tape” daquele famigerado gol do atacante Gighia, apelidando-o de frangueiro. Isso fica até parecido com o BBB da emissora, ela adora isso, e o povo também.

-- Mas e o nosso Brasil de Dunga?

-- Nem me fale nisso, prezado amigo. Esse rapaz, que nunca fora técnico, convocou uns apadrinhados que jogam no exterior (e isso deveria ser proibido, porque desprestigia os que aqui ficam) e os vem mantendo nos últimos quatro anos, a título de pegar conjunto, mas ninguém de bom senso ainda viu o grupo que deveria estar “coeso”, porquanto tempo houve e até demais. Penso que a seleção que aqui ficara faria muito melhor, não que essa aí não possa ser campeã, porque jogo é jogo.

-- Todavia ainda não perdeu...

-- Perder pra quem? A Coreia do Norte não joga nada com nada, seus atletas são aprendizes em matéria desse esporte; vencer da maneira como se comportou diante da frágil equipe, por dois a um é conversa pra boi dormir, meu caro; esses nossos atletas estão saindo muito caros para os cofres do país, e esse dinheiro vem do povo sofrido, dos aposentados e pensionistas, que são roubados pelo fator previdenciário (O Lula acabou de vetar a queda desse limitador dos vencimentos dos velhinhos).

-- Vem aí a Costa do Marfim, nossa próxima adversária...

-- Outra porcaria me desculpe o termo, mas onde é que esses rapazes têm condições de ganhar do Brasil, me fale... não que os nossos estejam jogando bem, mas porque eles ainda não sabem jogar; olha, tanto faz marfim de costas como costas de marfim, dá no mesmo. É jogo para goleada, isso se praticarmos 50% do futebol que esses caras que não são os melhores do país colocar em prática.

-- A Alemanha acaba de perder para a Sérvia por 1 x 0...

-- Não falei que aquilo era fogo de monturo... Quanta saudade do tempo do Beckenbauer, grande centro-médio alemão dos velhos tempos!

-- E o que acha dos salários desses brasileiros, inclusive da cúpula, da comissão técnica?

-- Um verdadeiro roubo... dinheiro pra escola, hospitais, segurança, aposentados não existe. Você sabe que o Dunga, por exemplo, faturou nesses quatro anos à frente da seleção muito mais do que ganhei como funcionário de elite de um banco oficial? Falam que o salário dele beira a casa de um milhão de reais por mês... Pode uma desgraça dessas?

-- Então quer dizer que...

-- Que se juntar toda a delegação não há quem consiga calcular sem ter consigo uma máquina e um computador de grande potência, eis que são muitos zeros à direita, meu caro...

-- Mas e os estádios?

-- Parabenizo essa sofrida África do Sul por possuir tantos estádios aptos à disputa de uma Copa Mundial, e até cumpriram todo o cronograma elaborado pela FIFA. Uma vergonha o Brasil não possuir uma “arena” sequer para patrocinar a disputa de 2014, que será aqui no nosso país. Mas isso vai ser muito bom para os salafrários que se aproveitam de situações dessas para roubar o dinheiro do povo. Muitos campos aptos vão aparecer você vai ver.

-- Olha, você viu o Petkovic, aquele que nasceu na Iuguslávia, hoje dividida e ele ficou na parte da Sérvia, que atua no Flamengo, sendo comentarista na Globo? Os jornalistas da emissora acabam de dizer que ele ainda deveria estar na seleção de seu país...

-- Bem, meu estimado amigo, com essa é bom pararmos por aqui, porque essa emissora é próspera em querer coisas impossíveis, e o pior é que consegue quase sempre...

            Bom, depois continuamos a tomar nossa bebidinha até que chegue a hora do almoço... Não é todo dia que se encontra uma pérola dessa pra conversar... um grande abraço.

 

Em revisão.

ansilgus
Enviado por ansilgus em 18/06/2010
Reeditado em 24/06/2010
Código do texto: T2326824
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.