A VERDADE QUI SE FALA, A VERDADE QUI SE QUÉ
A Verdade qui se diz, i a verdade qui se què
Zé Uóston
Mais então. Poisé... Tem uma coisa qui eu escuto falá, tem tanto tempo, qui eu nem me alembro quanto tempo faz. Quando eu ainda trabalhava de alugado nas fazendas, ou trabalhava de chapa, e até mesmo no corte de cana, qui eu escuto falá na importância do estudo pra melhorá a vida do povo. I quem tem estudo vai arranjar emprego bom, i vai ganhá bem i todas essas coisa.
Mas o que eu tenho arreparado mesmo, é qui essas pessoa qui vevi falando isso, é as mesma pessoa qui bota os filhos pra estudá naquelas escolas cara i di luxo, qui os meninu vai tudo di carro, com aquelas roupinha bonitas, qui dá gosto só de olhá.
Eu entendo porque sou analfabeto, mas, não sou burro, qui eles qué qui os filhos fica tudo formado, i bem letrado, qui é promode arranjá os melhó lugá, na hora di disputá os melhó emprego.
Mas então daí, eles aparece na televisão cobrando dos guvernus, qui melhore as condição e nivi do insino , qui é pro Brasil entra no tal de primeiro mundo, qui eu nem sei onde é qui fica.
Até ai, eu não disconcordo, porque eu sei qui é verdade.
O povo ta presisano di mais douto médico, i mais douto enginheiro, qui é pra construí as estrada, i as ponte, i até os douto das lei, i dos direito, pra acabá com as injustiça, qui o povo vevi sofreno.
A gente qui é du povo, i sente as necessidade, i tem que trabalhá pra botá comida na boca dos meninus, sonha qui tudo isso vira verdade. Mas, é só um sonho. As escola boa é tudo muito caro, i as escolas pública, tem gente demais, i os professo ganha pouco, i as vez é tão pobre igual aos alunus.
Mas então... Estudá é pra quem pode, Quem não pode, tem qui fazê o maió sacrifício si quisé escapá da pobreza, i do salário de fome.
O sinhô sabe, qui eu já lhe contei pro sinhô, qui eu estô sempre trabalhando, qui é pra mandá dinheiro pros meu metos. Qui eu quero qui eles estuda, i um dia fica tudo diplomado, com a graça di Deus Nosso Sinhô.
Poisé, mas como eu tava falando. Eu já conheci muita gente qui fala em estudo pro povo, É sempre gente qui tem muito estudo, i os filhus tudo formado, na faculdade, i e coisas i tal.
Mas agora seu Uilson. O sinhô me diz uma coisa. O sinhô acredita qui essas pessoa, qui faz campanha, i deita falação, i cobra dus guverno, e tudo mas...
O sinhô acha qui eles qué mesmo qui o povo estuda e fica tudo inteligente pra ganhá melhó salário, igual como qui mem eles?
Mas, não é seu Uilson? Eles vai qurê qui o meu neto, o Tonho,, qui estudo em escola pública , vai ficá em sabedoria igual aos meninos deles, i disputá as oportunidade com a mesma capacidade? Mas não é? Eles diz que defende os nosso diretos. Qui é só votá neles nas eleição.
Mas, eu tenho arreparado a raiva qui eles fica, só em sabê qui o povo pobre tá comendo um pouquinho melhò. Diz que o povo está se impanturrando, i ficando vagabundo. I qui ninguém qué mais trabalhá. Eu acho qui não. O qui está se assucedendo di verdade, é qui ninguém qué mais trabalhá por um prato di comida, como qui ´ainda é, lá nos cafundó do sertão. I até lá, já tem trabalhadô deixando de sê besta, e agora só trabalha por salário.
Mas então seu Uilson. Si eles não qué nem qui o povo come, o sinhô acha qui eles vai querê qui o povo estuda?
Homi... Mas não é? Poisé...