COMPLEXIDADES

Vivemos em meio de complexidades e, nesse envolvimento, nem sempre conseguimos discernir, no momento, o simples e o complexo (no real sentido da palavra).

Felizmente, ao passarmos alguns anos nos debatendo entre expectativas, realizações de sonhos, estabilidades, decepções, desilusões, assimilamos uma espécie de anticorpos que só o tempo manipula e que nos impermeabiliza um pouco.

Enfim, as tentativas de ser feliz, dentro desse emaranhado complexo de sentimentos que a vida nos faculta, criam em nós um hábito de lutar para atingirmos o almejado.

Conseguir realizar as aspirações é como uma estrada com várias ruas transversais, atalhos e becos desconhecidos, os quais seguimos sem saber o que nos aguarda, no final.

Com o tempo descobrimos que alguns desvios dessa jornada que é a vida, escolhidos ao acaso, foram o caminho certo e nos levaram ao ponto certo, apesar de algumas complexidades. Já os que deixamos para trás, nunca saberemos quais seriam as conseqüências.

Sentimentos mais maduros fazem os fatos perderem um pouco dos envolvimentos da juventude. Produzem um efeito mais retardado e, assim, menos avassaladores e exigentes, tornando-nos mais precavidos e conformados.