A Importância do trabalho psicopedagógico no desenvolvimento integral da criança
É cada vez mais comum encontrar uma criança com necessidades especiais em sala de aula do ensino regular. Depois de muita luta contra o preconceito, o medo do desconhecido, e o despreparo que, infelizmente, ainda é notório.
Também é necessário sensibilizar os pais e, sobretudo colegas, para que se instale no cotidiano escolar um relacionamento saudável.
Tem que preparar os profissionais de educação oferecer recursos tanto profissionais quanto psicológicos, dotar a escola de infra-estrutura adequada para que essa criança possa se adaptar e se desenvolver, como por exemplo: rampas de acesso, toaletes especiais e salas espaçosas.
É de extrema importância para nós profissionais, que tenhamos a consciência de que a responsabilidade de encaminhar bem essas crianças é tanto nossa quanto dos pais, porque é deles que iremos precisar para traçarmos uma proposta psicopedagógica que proporcione seu desenvolvimento integral.
Pois trabalharemos juntos, professores e pais, na árdua tarefa de inserção desse ser especial à sociedade.
Não devemos ter pena deles e sim dar carinho, atenção, ajudando-os a desenvolver melhor seu sentimento de auto-estima, pois sem isto os obstáculos parecem insuperáveis.
Vale ressaltar que a luta pela integração das crianças com necessidades especiais não é de agora, mas de um novo progresso que culminou nesse tão esperado intento educacional.
Todo ser humano é portador de uma necessidade, seja ela especial ou não, porém a capacidade é preservada na maioria dos casos. Pense nisso!
“Todo ser humano é capaz de se realizar até que seu limite prove o contrário”
Fabiane Esperança Rocha
Psicóloga
CRP.14/03633-3