Bullying

Bullying

Dia normal de aula, criançada chegando, num enorme burburinho, são tapinhas aqui, empurrões ali, a turma que corre, arranca a mochila da pequenininha que chegou, chutam pelo pátio como se bola fosse e a menina a chorar, pede ajuda para seu material recuperar. Todos riem, zombam de sua fragilidade, amenina magoada em um canto vai sentar.

Toca o sinal, outra algazarra, a briga pelo primeiro lugar na fila é de arrasar. O professor intervém, os ânimos tenta acalmar, estabelece regras, formando a fila por ordem de tamanho, os menores na frente, os maiores atrás.

Vai para a sala, sabendo que o dia vai ser de problemas que são difíceis de lidar. Tem sempre o grandão da turma que até o professor sabe peitar, não aceita regras e ainda diz que quer ver quem nele pode mandar.Aí começa o dilema, se mostrar sua autoridade, corre o risco de lá fora ser agredido, se deixa passar pela direção é dado como incapaz. O jeito é contar até dez, na mesa sentar, esperar que todos se acomodem, para as aulas começar.

Tempo precioso, perdido que não volta atrás.

Quando ajuda pedimos, a orientação é que se respeite o aluno, aceitando seu jeito e modo de ser alegando que o aluno rebelde, só precisa é de atenção, carinho e amor.Que saiba trabalhar com o aluno real, com sua personalidade e peculiaridades, que mude seu jeito de trabalhar, pois se isto está acontecendo é porque a monotonia na sala foi se instalar.

Pedimos ajuda e críticas recebemos, de ajuda mesmo fica só a decepção com este aluno de agora, com toda sua agressão não sabermos lidar. Se somos mais duros, tem um tal de ECA, que infelizmente é uma eca, que direitos dá, mas deveres esqueceu de colocar, diz que foi criado pra proteger os direitos das crianças e dos adolescentes.Mas meu Deus quando vão criar um estatuto para proteger o professor.

Ser professor hoje em dia precisa de muita paciência, dedicação e amor, hoje já não tem valor, é vitima de agressão e até assassinato.

Quem abraça esta profissão precisa ser idealista, não perder a fé que ainda a educação pode ser o caminho para se construir uma nação mais justa e digna.