Ao som do U2
Encontro-me ouvindo U2: "all because of you" (Tudo por vc) -turne vertigo - live from chicago - Madrugada triste e incerta. O caminho a seguir ainda não sei e a vocação ainda não encontrei. Talvez casar, talvez Padre, talvez filhos ou talvez solteirão (Deus que me livre!).
Aos quinze deixei o regaço de minha família em busca de uma aventura. Entrei para o seminário. Sendo muito sincero, nem sabia o que era vocação, fui no embalo!. Como um mancebo imaturo e inexperiente por lá permaneci quase toda minha adolescência.
Esta tal imaturidade me fez divertir e fazer inúmeras peripécias dentro do Seminário Santo Afonso (seminário onde vivi por 3 anos).
Todos pensam que no seminário não se pode fazer nada além de rezar e estudar. Afirmo com toda certeza que nos divertíamos muito.
Certa ocasião fui convidado para o aniversário de uma amiga muito querida que se chama Kamila. Era aniversário de quinze anos em um lugar bacana e com todos amigos que eu tinha fora do seminário.
Convidei os dois melhores amigos que tinha para me acompanhar nesta festa: o cachaceiro Rodrigo e o muleque Geovane.
Era tarde de sexta feira e tinhamos limpeza da casa, missa as 6 da tarde, jantar, estudos pessoais e em seguida oração da noite. Com muita coragem cheguei ao Pe. Belo (padre responsável por todos seminaristas) e pedi para estar participando deste aniversário. Ele concordou desde que eu retornássemos as 10 da noite para a oração.
Era hora do jantar e nem comemos nada, queríamos nos infartar de comer e beber na festa da Kamila. Fomos todos alegres e chegamos ao local onde estava tudo muito pomposo e bonito.
Chegamos no aniversário por volta das 19:30. Cerveja e tudo mais estava rolando a vontade. Começamos a beber cevada e em seguida alguns drinks. Quando olho no relógio vejo que é quase dez horas. Rodrigo estava na luxúria com uma presepada de mulher. Meu Deus estávamos chumbado e com a mínima vontade de retornar para o seminário.
Resolvi consultar os dois confrades seminaristas que estavam comigo, ambos estavam a mercê do aniversário e jamais queriam ir embora. Eu embriagado disse que se fôssemos ficar ficaríamos até o "arroz secar". Assim fizemos!
Recordo-me que bebemos exageradamente e chegamos no seminário por volta das duas e meia da madrugada.
Pensávamos que todos estariam dormindo mas quando subimos as escadas para nossos quartos vimos a surpresa: O Padre colocou uma corrente com cadeado no portão que dava acesso aos nosso quartos.
Estávamos todos cheirando a cachaça e chamando Jesus de Genésio. Não havia o que fazer! Fomos até a porta do quarto do Padre Formador e acordamos ele (é isso que ele queria). O Padre levantou de sua cama e muito sereno nos indagou:
_Que horas combinamos para vocês chegarem em casa?
Respondemos:
_Dez horas!
Ele então retrucou:
_Amanhã conversamos!
O padre Formador então subiu as escadas conosco (em silêncio) e abriu o cadeado que ele mesmo colocara e nos deu boa noite.
No outro dia assim que chegamos do colégio ele disse que precisava falar com nós três, e nós sabiamos do que se tratava.
Após o almoço nos encontramos todos em seu escritório e o nosso Padre Formador nos deu um sermão que nos educou muito para a vida! Um dos dois que convidei até chorou. Quase fomos mandados embora do seminário. Eu pedi misericórdia e disse que jamais faria uma presepada desta novamente (confesso que quase chorei também, aliás todos nós).
Padre siginifica pai e nosso formador nos educou muito com este fato. Por isso aprendemos muito com este aniversário.
Hoje vivo minha vida fora do seminário, em outros caminhos tentando encontrar a minha verdadeira vocação.
A vida no seminário ensina, educa e transforma aventuras em um entendimento profundo sobre vocação. Indica o caminho a percorrer.
Por mais que o jovem não tenha entendimento e concepção de vocação, a vida regrada e vigiada dentro do seminário ensina e forma muitos jovens para a sociedade.