FELIZ DIAS DOS PAIS!
Ninguém aguenta mais ouvir mensagens e propaganda alusivas ao Dia das Mães. Parece que é a tábua de salvação do comércio, que faz de tudo - e um pouco mais - para arrancar os tostões dos filhos para suas ofertas irresistíveis, pelos menos irresistíveis para eles.
E para a midia, nem se fala: é mãe pra lá, mãe pra cá, a mãe do ano, a mãe mais jovem, a super-mãe, enfim, uma verdadeira overdose matriarcal entulhando nossos olhos e ouvidos sem parar.
O que se esquece, no entanto, é que existe um personagem que deveria ser, de fato, o protagonista de todo esse circo: o pai.
Sem ele, nada disso existiria e nem faria o menor sentido.
É o pai quem fará o "projeto-mãe" existir, cada vez que gera uma mulher.
É claro que não é mãe que fica com os filhos quando a própria vai para a maternidade. Nem quando a própria vai fazer cada novo pré-natal.
É o pai quem faz o contraponto para as TPMs, é o pai quem segura as pontas quando a mãe decide sair com as amigas para bebericar e jogar conversa fora. É o pai que tem que ir assistir ao final do Campeonato com o filhão. É o pai quem terá que consertar o vazamento, trocar a lâmpada ou pneu do carro em plena chuva.
É o pai quem será a cobaia para provar aquela nova receita de torta de aparência duvidosa. É o pai que terá que sair da cama para buscar o filho na festa em plena madrugada.
É o pai quem fará o interrogatório preliminar na primeira visita do namorado da filha.
É o pai quem assume o papel de pai-e-mãe quando a mãe sai de cena para sempre. É ao pai que os filhos vão recorrer quando a mãe os coloca de castigo e os castigados entendem que foi algo injusto.
Enfim, é o pai quem efetivamente merece o crédito para toda essa parafernália montada em torno do segundo domingo de Maio.
Digo isso com toda autoridade de filho e marido de uma mãe maravilhosa, mãe de dois filhos lindos e muito queridos.
Dessa forma, sugiro que ao invés do Dia das Mães, tenhamos dois Dia dos Pais por ano. Será uma medida mais justa, democrática e que não deixará o comércio na mão, já que os presentes para pais tem muito mais valor agregado, como cuecas, cachimbos, chinelos, vinhos, gravatas, pijamas, caixa de ferramentas e muito mais. Adesões para a Campanha pelo Dia do Pai Duplo: getleadsbrasil@terra.com.br
(Conheça o meu blog www.vidaescrita.zip.net Agradeço pelos seus comentários e, se possível, ajuda na divulgação).