PSEUDO LIBERDADE ex OUSADIA

Sua avó já disse, sua mãe e sua irmã também, a sua liberdade termina onde começa a dos outro, até aí tudo bem, não vou sair atirando nas pessoas na rua, agora, tem pessoas que levam isso ao pé da letra, não se libertando nem em seus pensamentos, não se permitindo se deleitar na insanidade de momentos intímos, naquele lugarzinho que é a mente da gente. Acho estranho falarmos de liberdade, quando sabemos que ela na verdade não existe, afinal quem pode fazer o que quer? Consultemos o livro dos livros, aquele que guarda todos os segredos: o dicionário, embora de modo disperso tudo o que você precisa saber está escrito lá. Vejamos o que ele nos diz sobre liberdade: Estado de pessoa livre e isenta de restrição externa ou coação física ou moral.

Bem, esclarecido que não somos livres, tentemos mais uma palavra, ousadia: Qualidade de ousado; coragem, galhardia. Arrojo, atrevimento, audácia. Prefiro esta segunda palavra, que expressa melhor a realidade. Refaçamos a frase: A sua ousadia termina onde começa a ousadia dos outros, então ouse primeiro, enquanto teimarmos em achar que somos livres, estaremos sempre aprisonados a liberdade que nunca tivemos, abafando a ousadia que parece algo feio, aquela saia é ousada, aquela mulher é ousada, quem sabe que aquela mulher na verdade é livre e aquela saia talvez não seja libertina.

Nos permitamos fantasiar no único lugar onde só você poderá ser juiz, onde ninguém vai apontar para você, seja livre e ousado nos seu pensamentos, transe com a secretária, com a cunhada e até com a sogra se você assim desejar, compre aquele carro dos sonhos, namore a Liv Tyler, mas faça isso com liberdade, mate o presidente, mas o faça com prudência, tenha sua dose diária de liberdade, mas sem ousar ser livre.

Zeca Arruda
Enviado por Zeca Arruda em 25/04/2010
Código do texto: T2219739
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.