O que você sabe sobre a inveja?
"A inveja é admiração sem esperança".
Søren Kierkegaard, filósofo dinamarquês do século XIX
Hoje conversando com uma grande amiga minha, a Kaká (meuveneno.blogspot.com) perguntei a ela sobre algo sobre o que escrever, queria um tópico inicial e acreditem, ela é boa nisso, pensa muito rápido. Sem pestanejar ela cuspiu: Inveja.
Fui buscar informação e um ótimo resumo é: A inveja é o desejo por atributos, posses, status, habilidades de outra pessoa gerando um sentimento tão grande de egocentrismo que renegue as virtudes alheias, somente acentuando os defeitos. Não é necessariamente associada à um objeto: sua característica mais típica é a comparação desfavorável do status de uma pessoa em relação à outra.
A inveja não nasce com o homem, o homem aprende a senti-la conforme as coisas são cobiçadas por ele ou, quando são tiradas dele, por isso vem do senso-comum “não abrir o jogo” sobre coisas que desejamos que dêem certo e venham a prosperar. Deve vir também deste sentimento falacioso a expressão “olho grande ou olho gordo, respeitando os regionalismos”. Kaká me disse: quando a gente consegue alguma coisa pela inveja, a gente perde. Não concordo e nem discordo dela, vou dizer por quê. Aprendemos a pensar assim, o senso-comum nos ensina que más ações acabam em punição, talvez isso venha do nosso desenvolvimento desde pequenos quando aprendemos a lei da ação e reação, entretanto vivemos em um mundo que sabemos por certo que nem toda má ação é reprimida e que nem todos aqueles que fazem o uso da inveja em sua pior faceta serão punidos. É próprio do ser humano formar pensamentos falaciosos dentro de si, cria falsas afirmativas em que acredita e toma como guia para dirigir sua vida. Acredito (falaciosamente ou não) que é a forma como o ser humano se desenvolve e interage com os outros seres. A pergunta que deixo é: se você nunca sentiu inveja, seria capaz de entendê-la?