BRASÍLIA EM QUATRO TEMPOS

BRASÍLIA EM QUATRO TEMPOS

Primeiro tempo

YNSO – Poeta itinerante

1. UM MAPA COM UM DESENHO QUADRADO

Desde o tempo do império numa Constituição Imperial, lá ficou destacado, que a capital federal teria que ser no Planalto Central, e logo foi destinada aquela área para a futura capital federal.

Foi naquele momento colocada uma pequena colher de fermento, sobre aquele espaço na mente de todo brasileiro e estava registrado nos mapas editados que chegavam as escolas brasileiras, como um alento futuro, para aquela idéia viesse no futuro ser realizada.

E assim começava um debate silencioso nesse imenso continente em torno aquela semente, que muitos brasileiros morreram sem saber se um dia ia germinar, e ainda outros que nem acreditava na futura capital naquele ponto distante, tudo num país sem rodovias de grande porte cruzando aquele grande continente, o Brasil de outrora.

Lá, do tempo, do Império só ficou aquele quadrado, veio à República com seus generais, sem que aquela idéia saísse do papel (Mapa), para a realidade, e, o Brasil vivendo os conflitos da transição para outras com disputas entre monarquista e republicano, com um custo que extrapolava até a arrecadação nos primeiros anos do Brasil republicano e nenhum daqueles presidentes tiveram em mente a mudança da Capital Federal levando para aquele belo planalto.

Quando na escola como aluno na minha infância estudava geografia e o professor mostrava aquele quadrado, e logo explicando, que ali no futuro teríamos a nova capital federal e que se chamaria Brasília. Logo vinha no meu pensamento seria possível que algum presidente deixaria a bela cidade do Rio de Janeiro então Capital Federal, se estabelecendo naquele vasto planalto, pois o Brasil era pobre e nenhum governo ousaria tal façanha, ainda mais sem estradas e as distâncias a percorrer até chegar lá.

A partir de mil novecentos e trinta a então Capital Federal a cidade do Rio de Janeiro, denominada de cidade maravilhosa, para os olhos dos brasileiros e dos turistas que a visitava.

Neste momento o Brasil era acordado por um novo presidente, que surgiu das plagas gaúchas e chega ao Palácio Guanabara, já pensando num novo Brasil a partir daquele momento, e que, realmente consegue realizar sua meta de governo, até num momento de exceção. E seu governo consegue dar uma cara nova ao Brasil, com destaques: Legislação Trabalhista; Siderurgia Nacional; Exploração de Petróleo; Previdência Social e outros tanto benefícios desencadeando uma nova era que veio com a industrialização, até forçado pela segunda guerra mundial, e com isso chegar ao fim de seu governo, com o final da guerra.

Brasília/DF, 17 de abril de 2010.

mosnyoiram@mail.com

www.mario.poetasadvogados.com.br

www.poetasadvogados.com.br

Asor
Enviado por Asor em 17/04/2010
Código do texto: T2202503