É a tal da paralisação

Pa.ra.li.sar

v. 1. Tr. dir. Tomar paralítico; entorpecer. 2. Tr. dir. Enfraquecer, entravar, neutralizar, suspender. 3. Intr. e pron. Estacionar, interromper-se.

É bem mais que isso quando se trata de vida universitária.

Na minha segunda semana na Universidade Federal da Bahia descobri o real significado da palavra.

Fui chamada, junto com meus colegas à uma "reunião" no auditório do campus onde me deram as boas vindas: " Graduandos, lamentamos informar, mas o campus de Barreiras fará uma paralização" - Sejam bem vindos!

O motivo da paralisação, que foi decidida no dia 11 de março de 2010 ( e permanece até hoje, a propósito), é o impossível acesso ao campus conhecido com "Campus da prainha".

Para chegar até o prédio, é necessária a travessia de uma ponte de madeira, que está com os dias contados por conta da sua estrutura precária. E se o tráfego de ônibus que transportavam mais de sessenta alunos por viagem continuasse, é certo que os dias dos mesmos também estariam contados.

Muitos não concordam com a greve. A exemplo temos um graduando que, explicitamente defendendo seu lado e apresentando sua revolta soltou a alcunha:

-O que vocês querem? Querem que eu traga a prefeita aqui para conversarem? Melhor do que ficar fazendo essa algazarra -Lê-se protesto- na cidade. Imaginem se todos que tivessem suas ruas esburacadas fossem fazer manifestações?!?!

Ao que os alunos prontamente responderam quase em coro:

- Os buracos já estariam tapados!

O processo mais difícil já foi feito... a universidade está instalada em Barreiras, com mais de dez cursos. O mínimo que os gestores municipais deveriam oferecer é o acesso à ela. Falham nisso como falham em muitos outros aspectos. E enquanto a ponte de concreto não estiver pronta, ou pelo menos sendo feita, nós, alunos, estamos paralisados; entorpecidos; enfraquecidos; entrevados; neutralizados;suspensos; estacionados; INTERROMPIDOS!

L Machado
Enviado por L Machado em 16/04/2010
Reeditado em 03/05/2010
Código do texto: T2200487
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.