PARA UMA QUARTA-FEIRA.
Por Carlos Sena
Quarta-feira é como se fosse o meio da semana. Diante de uma pesquisa sobre o dia preferido de cada um, não sei se a quarta-feira teria muitos votos. Seria a quarta-feira algo tipo A PEDRA DO CAMINHO?
A liturgia dos dias da semana finca-se com mais intensidade na sexta-feira, sábado e domingo. Mesmo considerando a síndrome do "fantástico" que deprime muita gente quando a segunda-feira dá seus sinais. Independente, o domingo continua firme e pujante, pois consegue ser, mais que um dia da semana, um sentimento.
Parece mesmo que o "patinho feio" dessa família é a segunda-feira. Há quem a chame de síndrome. Mas o que há comum entre esses dias é o sentimento. Cada dia é um sentimento e, como tal, dependerá de como nos sintamos em cada momento desses.
Há pessoas que, quando aniversariam numa segunda, comemoram no domingo ou no sábado. Prefiro no dia mesmo, pois sendo o dia em que nascemos a comemoração é de quem aniversaria. Festa é outro papo, pois dependendo da festa, há quem participe sem se dar conta do quê e de quem se comemora.
Meu dia da semana preferido é a sexta-feira. Pode ser até 13, mas aí é que eu gosto. Na quarta-feira fica bem para o futebol, para uma saída rápida a um barzinho, ir ao shopping, assistir a uma palestra, a um filme, etc..
A rigor, o valor de cada dia, está ligado diretamente ao nosso estado de espírito. Às vezes, na sexta, estamos com sentimento de segunda e vice-versa. Coisas do humano cada vez mais inexplorado em suas circunstâncias mais íntimas. A gente sabe mais do que se passa por fora de nós do que se passa por dentro.
Para uma quarta-feira, a gente precisa não ser quinta. Como pra sermos o que somos não precisamos ser outros. Descobrir o que sentimos na lógica particular, talvez seja a chave. Porque o mundo está permanentemente nos dizendo o que ele gosta e quer, mesmo que não seja na relação direta do nosso querer nem do nosso gostar.
Quarta-feira pode ser o dia das nossas surpresas. Afinal, a natureza não escolherá o nosso dia preferido para que conheçamos, por exemplo, o nosso grande amor. Se isto acontecer numa quarta-feira, ele se revestirá de novo significado.