A METADE DE UM QUADRADO

Tarde quente de um calor vulcânico. Deitado em minha rede na varanda da casa, sou despertado, suado, por um barulho de tampa de bomboniere ao tocar em outra peça de louça da nossa cozinha. Ouço vozes. Agora, mais despertado, fico atento à conversa. Em pouco tempo posso entender o que se passa. Minha esposa flagra meu filho mais novo atacando uma barra de chocolate. Ouço-a dizer: epa, só a metade de um quadrado! Ele, se fazendo de desentendido, pergunta com um cinismo sem tamanho: e o que é a metade de um quadrado? Eu, de imediato, do alto da minha preguiça alimentada por aquele mormaço vespertino, respondo intrometendo-me: é um retângulo! Imediatamente, meu filho aproxima-se da rede, sorridente, e diz: depende como a divisão for feita, por que se ocorrer no sentido diagonal, cada metade de um quadrado vai ser um triângulo! Refeito da surpresa, concordo com ele e peço para que traga um pedaço de papel e uma caneta, pois acabara de ter uma idéia. Sob protestos, ele vai buscar o material solicitado. Ao receber os tais objetos, volto-me para ele, que já se afastava, e digo: vou registrar esta nossa parceria. Assim surgiu a trova que segue abaixo, a qual teve inspiração no diálogo de esposa, filho e pai.

A metade de um quadrado

corresponde a um retângulo,

mas em corte enviesado

poderá ser um triângulo.