PALPITEIROS
Todo mundo conhece um, não é mesmo?
É aquele sujeito que gosta de dar palpite em tudo, especialmente sobre aquilo que não entende patavinas.
Os chamados âncoras da televisão então são mestres no assunto: “isto é uma vergonha”.
Voltando para o lado pessoal, quem tem um sítio, por exemplo, sempre recebe sugestões maravilhosas sobre o que deveria plantar ou criar.
As frases favoritas do palpiteiro são:
- “Por que você não...”
- “Eu se fosse você...”
Porém a favorita de todas é:
- “Ah se esse sítio fosse meu...”
O sujeito tem sempre idéias magníficas; assiste ao Globo Rural e vem com a sugestão de você ganhar muito dinheiro plantando alcachofra, aspargos, batata barôa, alcaparras, endívias, cereja, quinoa, ou então criando rãs, bicho da seda, avestruz, faisão, escargots, trutas, calopsita e por aí vai.
É claro que tudo isso é produzido em algum lugar e quem produz deve ganhar dinheiro com essa produção, mas tudo exige condições climáticas, tipo de solo, distância ao centro consumidor, escala de produção, pesquisas de mercado, conhecimento técnico, investimentos etc etc etc, e bota etc nisso, que justificam o elevado preço do produto.
Como já perdi a paciência várias vezes com os palpiteiros, desenvolvi uma resposta padrão:
- Mas que excelente idéia... sabe que não tinha pensado nisso... vamos fazer uma sociedade...eu entro com a terra e você com os investimentos e dividimos o lucro...que tal?
Alguém aí quer ser meu sócio na produção de chinchilas? Vi no Globo Rural de domingo que tá dando um dinheirão...