Comentários sobre Notas Esparsas

Quando conclui o livro Notas Esparsas, produção rigorosamente artesanal e bem cuidada, encarreguei uma profissional competente, experiente técnica da Biblioteca Nacional. Antes de aceitar produzir a capa, a especialista me advertiu: “Eu tenho de ler o original para dar a resposta”...acredito que tenha gostado, pois, transformou a capa em obra de arte que guardo com carinho! A título de curiosidade, transcrevo duas homenagens que faço no livro.

Notas Esparsas da segunda edição

Ao Gabriel

NOTAS ESPARSAS são realmente notas esparsas...Jamais tiveram a pretensão acadêmica de ser livro! Anotações daqui e dali, de ontem e de hoje, sem nenhuma ordem cronológica; sem qualquer outro intuito, que não o de deixar registrados momentos do pensamento, do sentimento, da alma das coisas e das pessoas...De maneira errática e até errada! Sem interesse de relê-las para correções, emendas ou distorções da idéia original. Sendo assim, notas esparsas poderiam ser encadernadas em espiral, ou mesmo, grampeadas ou coisa parecida...Tive interesse em lhes dar formato de livro, para que melhor se acomodem na estante, como fotos que são agrupadas num álbum...Outro aspecto é me darem oportunidade de fazer um oferecimento especial a quem me interessar! Este volume eu dedico ao Gabriel, meu neto muito querido - Gabriel, algumas vezes chamado carinhosamente de Turquinho...Tem demonstrado uma inteligência lógica, às vezes, intuitiva e, em ocasiões especiais, filosófica; busca analogias e ilações, ora patéticas quando exclama e repete - esse senhor é um mentiroso! Referindo-se a alguém que ostensivamente lhe mentira; moralista quando diz ser a família melhor do que qualquer brinquedo maluco! Filosófico ao exclamar - isto parece à fábula da raposa e das uvas, comentando o enguiço do nebulizador e a palavra tranqüilizadora de alguém - afinal ele não estava precisando muito...Por essas e outras Gabriel aos sete anos é uma criança especial, sem deixar em momento algum de ser criança! Estou certo que um dia poderá entender o grafismo do avô.

A Maria Callas, por Qual fiamma avea nel guardo... (Leoncavallo)

A Renata Tebaldi, pelo Vissi d'arte (Puccini).

A Bidu Saião, pelo Canto da Saudade (Alberto Costa).

Às mulheres que têm ouvidos

Capazes de ouvir e de entender estrelas!

A Raul de Leoni pela Luz Mediterrânea.

A Mauro Mota pelas Elegias.

A Judas Fawley personagem que superou seu criador.

Durante nossa vida falamos muitas coisas,

Fazemos muitas coisas,

Pensamos muitas coisas boas e más,

Só escrevemos o que nos interessa;

Nem tudo que nos interessa escrevemos,

Mas, tudo que escrevemos interessa a todos;

Não pelo que vale, mas pela curiosidade que nos faz

Bisbilhotar a vida de príncipes, princesas, milionários e mendigos,

Atores mais ou menos famosos ou simples espectadores do nada!

Tudo é curiosidade...Até o que escrevem os anônimos!...