O COOPERATIVISMO E SUAS VIRTUDES
O cooperativismo é um sistema doutrinário capaz de unir pessoas entrelaçando seus interesses de forma solidários, para que juntos, transponham barreiras e obstáculos, unidos mutuamente. Fora criado por tecelões ingleses escravizadas pelo sistema patronal. Uma luz que brilhou no final do túnel, e com intensidade deu a volta ao mundo.
Deu certo e funciona em todos os setores e seguimentos sociais. Porem há setores em que o sistema vem sendo invadido por gente sem um mínimo de espírito solidário, magnatas que só pensam no interesse próprio, prejudicando o bem comum. E com isso os princípios do cooperativismo são desvirtuados. Um por todos e todos por um. Esse o objetivo principal. Torcemos para que o cidadão cresça amparado pelo sistema, obtendo sucesso, com poder financeiro elevado, desde que não perca sua identidade cooperativista. Poderá ser bem sucedido e continuar usufruindo do sistema, com o mesmo espírito de irmandade, o que só iria aumentar seus méritos e sua capacidade.
Não saberia dizer em quais seguimentos estão ocorrendo esta política erronia. Acredito ser vários. Escrevo fundamentado no setor agropecuário do qual participo há quase meio século. E que por sinal foi meu ponto de apoio ajudando-me por varias décadas.
Atualmente invadido por empresários que nunca pisaram no lamaçal de um curral. E que de suas salas atapetadas administram suas empresas. Faturando alto. Vão chegando de mansinho com dinheiro em mãos, compram fazendas, trata suas vacas à base de cerveja, produzem exageradamente rios de leite e colocam na cooperativa com direito há preço diferenciado muito acima daquele do pobre coitado que anos a fio não tem se quer poder de compra, sobrevivendo apertadamente de sua produção.
Onde estão nossos dirigentes que só sabem falar em globalização e vão deixando os pobres coitados cujo cordão umbilical está ligado no campo e é dele que se alimentam. Isso é cooperativismo? Deveria tirar esta mascara se estabelecerem como empresas comuns abrindo mão da fachada de cooperativa.
O pobre cooperado serve apenas de palhaço. Ele que produz caprichosamente seus litrinhos de leite com dignidade, recebendo menos pela pouca produção, que é misturada no montante, e vendida na sua totalidade pelo mesmo preço. E os dirigentes políticos que tanto pregam justiça social, mas que também só governam para si próprios... Deveriam olhar com mais carinho para os pobres produtores.