Por favor, ajude o planeta
Ao que tudo indica 2010 já começou “feio” para todo o mundo. A pergunta é: o que está acontecendo com o planeta? Em um dia faz frio, no outro, um calor insuportável. E quando chove, temos a má sorte de assistir a grandes tempestades. E não, não são somente tempestades. Casos mais graves já mostraram inundações, desmoronamentos, terremotos...
Se existe algo de bom nessas ocasiões, com certeza é a fé e a solidariedade. Nos telejornais, o que se assiste com maior frequência atualmente são casas destruídas pelo forte vento, árvores e galhos espalhados pelas estradas e tudo o mais que se pode imaginar sendo “arremessado”, tremores, inundações; apesar disso, todos mantêm a esperança de que o dia seguinte será melhor.
Foi destaque, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP15), em Copenhague, o vídeo-clipe do diretor Mikkel Blaabjerg Poulsen, que foi exibido na abertura da palestra. “Please help the world” é o título original, mas o mesmo já foi traduzido em diversos países (dentre todas as definições, “Por favor, salve o planeta” é a que mais se enquadra no Brasil). O clipe mostra os resultados que o mundo terá se não agirmos logo; alguns deles que, infelizmente, já estão ocorrendo, como os tremores no Haiti. Para assisti-lo, digite COP15 no site de vídeos YouTube.
Lamentavelmente, essa é a resposta da natureza para os atos impensados do ser humano. Se não pararmos de agir como irresponsáveis, jamais teremos um novo amanhã. É preciso pensar nas consequências antes que seja tarde. Pensar que podemos, sim, desfrutar de todas as estações do ano e suas belezas no tempo certo. Só precisamos colaborar para que isso possa realmente acontecer.