Deus
Deus...
"Crônica" - Deus
Zeca Soares
Todas as partículas, moléculas e átomos que te/nos formam fazem parte de um Todo e esse Todo é Deus, e por conteres esse Todo dentro de ti, também tu és Deus. O mesmo acontece com o Universo. As mesmas partículas que nos formam, e a tudo o que existe, fazem parte de um Todo a que chamamos de Universo, e por contermos esse Todo dentro de nós, nós não existimos dentro do Universo mas sim o Universo dentro de nós.
Temos o infinito na palma da nossa mão...
E a consciência suprema, esse Ser transcendente que tudo controla e harmoniza, só tem razão de existir se esse Universo estiver numa constante harmonia para que seja possível tudo existir, e o Homem poder também existir e, em paz, viver. Por isso é por nós que Deus vive e existe, e não nós que vivemos e existimos por Ele e para Ele. Como podemos reparar o Homem passa dum papel submisso em relação a Deus, para passar a ser ele a dar razão da existência a Deus segundo a sua própria vontade, e não Deus que se impinge duma forma intríseca aos Homens. Como se pode ver, é por ser esse o papel principal do Homem que o faz deixar de ser Homem para passar a ser Deus.
Talvez fosse pensando nisso que o grande filósofo Henri Bergson ao morrer soltou um último suspiro filosófico dizendo: "O Universo é uma máquina de fazer deuses". Ou seja, e em resumo de conclusão, o Homem não existe no Universo, contêm o Universo dentro de si, ou seja, ele é o Universo e esse Todo a que chamamos de Universo é Deus, e isso faz com que sejamos parte desse Deus, ou seja, Deus. E esse Deus existe para que haja harmonia nesse Universo, para que tudo possa existir, inclusive o Homem, e ao prestar tal serviço ao Homem, Ele, Deus, demonstra que nós não vivemos em função d´Ele, mas sim Ele em função a nós, e é por ser assim que também somos Deus, ou seja, nós não fazemos parte de um Todo, nós somos esse Todo, esse Universo, esse Deus...