"AMERICAN DREAM"
Sonhei que estava passando por uma pequena cidade perto de Nova Iorque quando fui atraído por um cartaz de uma exposição de pintores locais.
Segui as indicações e cheguei ao local.
Na entrada uma placa: FOREIGNERS MUST TAKE SHOES OFF = ( estrangeiros devem tirar os sapatos)....putz tô tão louco que sonho até em inglês...pode?...e eu que mal falo o português.
Fui questionar o motivo daquela obrigação e uma senhora sisuda me explicou que houve uma tentativa de roubo de um quadro por parte de um “latino” e preventivamente eles decidiram que tirando os sapatos seria mais difícil realizar furtos.
Mas só os estrangeiros? - questionei - isso é uma discriminação.
Ela me explicou que no país cada Condado tem o direito de fazer suas próprias leis.
Mais indignado ainda perguntei se eles poderiam proibir a entrada de negros.
- Of course - ela disse - podemos até impedir a entrada de latinos, como você, mas somos muito condescendentes...
Me lembrei na hora que brasileiros não gostam de serem chamados de latinos...mas somos...fazer o que? Para o americano do México pra baixo é tudo latino.
Mais indignado ainda liguei para uma repórter amiga que morava em NY e em segundos ela apareceu...lembrem-se que é um sonho.
A responsável pela exposição se recusou a dar explicações para a repórter e chamou o xeriff local...putz a coisa começou a complicar...
Esse por sua vez disse que chamaria os “Federais”, pois se tratava de um assunto de segurança nacional.
Minha amiga, como boa repórter, chamou toda imprensa televisiva, pois queria documentar o embate.
Caraca...nessas alturas me lembrei que os EUA se dão o direito de invadir qualquer país para impor seus ideais de democracia, liberdade e capitalismo...que podem prender qualquer cidadão suspeito de ser terrorista e enviar para apodrecer o resto da vida em Guantánamo...que podem mandar de volta qualquer cidadão que pareça suspeito quando esse desembarca em qualquer aeroporto americano, mesmo que ele comprove ter recursos, reserva de hotel, passagem de volta e tudo mais.
Acordei assustado no meio da noite e não consegui mais dormir para concluir meu sonho que a essa altura já tinha virado pesadelo.