Rosália
Rosália já não comia mais...
Não dormia, não saia com as amigas, familiares...
Somente suspirava, com a boca cochichava para si mesma algumas palavras, pensamentos somente dela...
Os pais vinham a observando...
A filha estava estranha desde que voltou de viagem... A mãe, Vitória, logo pensará: "será que ela estava doente?", "será que fizeram algo a minha filha?"...
Mas seus pensamentos logo foram interrompidos com a chega de sua humilde mãe...
A distinta senhora se chamava Esperança... Fernanda logo foi dizer o que estava pensando para a linda velhinha de bochechas coradas, está ouviu atentamente.
Com um lindo sorriso no rosto, Esperança, em resposta aos questionamentos da filha falou calmamente o que estava acontecendo: "Rosália, está apaixonada! Ela está conhecendo o amor! E Vitoria, Vitoria! Não entre no meio disso, o amor é como uma chama, quando acesa somente quem ama decidirá se continuará queimando ou não". Fernanda ficou “boquiamentar”. A filhinha tão meiguinha, tão inocente estava crescendo. Olhou para a linda jovem que vinha chegando para cumprimentar sua avó, e pensou que logo, logo estaria tendo visita de rapazes para almejar sua pequena menina. E não via a hora dela aprender a dizer te amo.