Destino


Tem-se falado muito que nosso destino é traçado quando nascemos. Mas será mesmo?

Creio que todos nós somos destinados a felicidade, porque é com esse propósito que vivemos. Para sermos felizes. Tanto é, que temos a felicidade em nosso interior e só precisamos nos permitir sermos felizes. Com base em que, me aporto ao que afirmei? Explico.

Com base na força maior que existe, o amor. Ora, se eu, simples mortal, antes que meus filhos nascessem, desejava-lhes que vivessem bem, que crescessem com sabedoria, que tivessem saúde e fossem felizes, imagine quem nos deu a dádiva da vida...

Na verdade, a Bíblia, cada um interpreta de acordo com  sua visão, haja vista que tudo depende da forma como olhamos, mas particularmente, quando se fala que Deus conhece o destino, é porque Ele sabe das nossas escolhas futuras, das conseqüências sociais destas escolhas, e não porque Ele tenha traçado o destino de cada um. Também explico porque penso assim: porque Deus é amor, um Pai de verdade. Não acredito que Deus em sua santidade, trace um destino bom, para alguns, e para maioria trace a desigualdade, por exemplo, que gera a violência, a fome, e tantas outras coisas negativas.

Às vezes, é mais cômodo para algumas pessoas, por a culpa das coisas erradas que acontecem em Deus, dizendo que é a vontade  Dele. Quem pode saber da vontade alheia?Os mistérios de Deus, estão além da compreensão humana, penso eu.

No dicionário a palavra destino significa sucessão de fatos que podem ou não ocorrer, e que constituem a vida do homem, considerados como resultantes de causas independentes de sua vontade; sorte, fado. O futuro.
Sinceramente, haja má sorte no mundo...

Somos  de uma cultura em que o” achismo”, o senso comum, ainda são muito predominantes.Considerando as idéias alienantes de uma sociedade reprodutora da ignorância, onde a maioria não gosta de ler, não aprendeu a “ pensar”, é até compreensível que ainda haja quem acredite, que uns nascem para viver bem, outros não.Não creio nisso!

Penso que existe sim, pessoas com oportunidades, outras não. A cada dia, me convenço de que somos responsáveis pela nossa história, pelo que construímos, pela nossa identidade... Enfim, temos nossas peculiaridades, o livre arbítrio e como não somos seres que vivemos isolados do mundo, de suas ações, seus fenômenos, sofremos de alguma maneira, as conseqüências. Por exemplo:
 
Há determinados seres  em extinção, pela ação humana. O que Deus tem a ver com a falta de bom senso humano?
Será  que Deus traçou que o homem deveria destruir a natureza, para depois sentir na pele sua resposta?Penso que não. E por aí vai...
 
De acordo com a Bíblia, no livro de Gênesis, Deus criou tudo perfeito para o homem.
Outra coisa, que às vezes questiono , é quando pergunto a alguém, como ela está e tenho como resposta:

-Estou como Deus quer.
 
Se a pessoa estiver bem, ótimo!Se não, discordo, por que Deus haveria de querer  que  não estivesse bem, de bem com a vida?
 
Assim sendo, percebemos que ao longo da vida, as coisas são mutáveis, mas o modo de olhar é que faz a diferença.
 
Outro dia, uma colega me falou que não adianta ir contra o destino.

Então, quer dizer que não temos vontade própria?Sei que há situações onde acontecem coisas que fogem da nossa compreensão, como ao passar por certo lugar, ter a forte impressão que já havia passado antes, sem ter passado. Será que essa sensação estava escrita?A sensação de perda, por exemplo, estará relacionada ao destino?Quem é que sabe?

Honestamente, prefiro não saber também.

Por fim, pode ser que um dia, aprenda a acreditar no destino, mas por enquanto, não. Tenho lido sobre o assunto, por curiosidade, mas não me convenci pelos motivos mencionados anteriormente, mas respeito  a opinião de cada um.

                                           
                Antonia Zilma

 

 

Antonia Zilma
Enviado por Antonia Zilma em 26/12/2009
Reeditado em 14/09/2022
Código do texto: T1997017
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.