Já faz algum tempo que certo tipo de pessoa vem me chamando atenção. Tenho reparado que existe um tipo peculiar de “oradores da vida”, cuja própria é uma eterna citação de virtudes neles não contidas.
São normalmente pessoas inteligentes, bem informadas, dotadas de uma mente com uma capacidade de armazenamento incrível. Só que essa capacidade se dá de uma forma um pouco diferente, como se fosse uma esponja que absorve a água mas, mantém a umidade apenas na superfície desguarnecendo o seu íntimo.
São eloqüentes, persuasivos, com uma capacidade de “surperlativação convincente” incrível dos seus atributos intelectuais e morais, diante de olhos ingenuamente desatentos.
Podem e fazem, longos discursos sobre coisas que não viram, lugares que nunca foram, gostos que não sentiram e valores que não possuem na sua intimidade com tamanha veemência, que você acredita estar realmente diante de um pilar de sabedoria e princípios intocáveis. Sinceramente... Eu acho que até eles em certo momento acreditam.
Já ao serem observadas com cuidado, podemos ver contradições gritantes. Pois eles tem o Mundo nas palavras e menos de um quarteirão nas atitudes. Tomam atitudes na sua intimidade, que fortemente condenam nos outros. Digo na intimidade porque são publicamente impecáveis! Tidos por muitos, como grandes amigos e cidadãos invejáveis.
Mas acredito que toda essa casca de perfeição tem um objetivo primordial... Notoriedade. Sim eu sei que todos nós buscamos isso de uma forma ou de outra. Mas acho que nesse caso em questão, precisam de idolatria porque no seu íntimo sabem quem realmente são, além de serem vaidosos e orgulhosos. Pois uma vez que cometam alguma falha que acabe por desmasca-los, não procuram se melhorar. Vão à busca de outro grupo que os admire, tornando-se dessa forma, nômades que se alimentam de uma satisfação passageira, e por conseqüência pessoas infelizes.
Confesso que esse tipo de percepção, não é uma visão bonita de se ter. É triste, lamentável... É como observar a um louco vestido em farrapos que julga pertencer à realeza.
Porém, aprender a reconhecer esse tipo de pessoa, faz parte do amadurecimento, e como tal é importante. Pois nada mais perigoso do que se deixar levar por um falso profeta. Sua influencia pode levar você a cometer grandes erros com os outros e você mesmo.
Você pode encontrar nas palavras deles, atributos morais de vários dos grandes pensadores da humanidade, anônimos ou não... Menos os da própria pessoa. Porque eles nada mais são, do que um esqueleto envolvido por um manto de carne irrigada por sangue e revestido pela pele das experiências alheias.