Um artista tavorense!

Um artista tavorense!

(Theo Padilha)

A pessoa que hoje homenageamos nasceu na cidade de Fortuna, perto de Ourinhos-SP, no dia 4 de setembro de 1928. Filho do Sr. Antonio e Dona Sebastiana. Desde os oito anos ele toca seu instrumento. Estudou só um pouco, pois os pais precisavam de sua ajuda no sítio. Fez sua “carteira de motorista”, em 1969, mas dirigia desde 1955, tornou-se um caminhoneiro, seus pais tiveram vários caminhões. Mas ele sempre gostou da música. Hoje ele está com 81 anos. E era comum vê-lo nos bares tocando a suas músicas. Saudade do Matão, Tico-Tico no Fubá, Saudade de Ouro Preto, Quarto Centenário, marchinhas de carnaval, etc. Todos aplaudem suas notas musicais. Ele mesmo conserta o seu instrumento Esse querido senhor tem muito para contar de sua vida. Ele já fez várias músicas sem letra. Só a música mesmo. Ele cantarola uma marchinha que fez para a escola, pois mora perto de uma bela escola.

CRIANÇA

“Nós somos todos

Do jardim da infância

Criança linda

Da cabeça aos pés

Escutamos os professores

Anunciando o nosso amor

O nosso amor

São os diretores

E aos professores

Que me ensina

Para dar a educação

E levar a um bom caminho!”

O seu caminhão Chevrolet 1963, apesar de estar funcionando, está encostado na garagem. Ele não quer vendê-lo. Ele está bem velhinho, mas é muito lúcido. Conversa muito bem. Conhece os seus amigos. É brincalhão. E muito boa pessoa.

Ele e dona Maria já estão fazendo 50 anos de casado. Juntos tiveram 5 filhos, dos quais 4 ainda estão vivos. Dois homens e duas mulheres. Ele perdeu uma de suas filhas.

“O seu nome ficará gravado para todo o sempre,” como dizia Fiori Giglioti, “incrustado no coração e na saudade de todos os tavorenses.”

Estamos falando do querido Antonio Viollin, que é um “Stradivarius” na execução de seus acordes, em todos os cantos da cidade. Por coincidência chamado de “Antonio Violino”, o que ele faz muito bem. Tocar o seu violino. Uma pessoa muito querida no bairro São Sebastião. Como era gostoso ouvi-lo pelos cantinhos dos bares tavorenses. Ele já tocou seu violino em Siqueira Campos, na Rádio Bom Jesus, e já tocou em alguns cinemas antes da sessão começar. Uma pessoa que vai ficar na nossa lembrança.

© Copyright by Theo Padilha™ Joaquim Távora, 25 de novembro de 2009.

Theo Padilha
Enviado por Theo Padilha em 25/11/2009
Código do texto: T1944028
Classificação de conteúdo: seguro