A ROLDANA QUE NÃO PARA
A ROLDANA QUE NÃO PARA
“Senhor! Compadece-te no mundo de quantos se utilizam das máquinas na própria condução. Faze-lhes sentir que se é preciso prudência e serenidade para que a mente possa conservar-se em harmonia com o corpo físico que lhe serve de habitação, de mais serenidade e prudência necessitará a criatura humana, a fim de se manter em equilíbrio sobre essa ou aquela engrenagem terrestre, nas quais o homem realmente permanece no controle de um corpo suplementado e muito maior”. Mas como o homem irá conseguir esse corpo suplementado e maior? Depende exclusivamente dele. Ele tem que aprender e conviver bem com os seus pares, ter prudência e serenidade que infelizmente estão em falta nos dias atuais, eliminar o egoísmo e a ambição de sua vida, manter um equilíbrio com as engrenagens terrestres que são o bem e o mal.
Que o bem sempre suplante o mal. Procurar se inserir na sociedade e dizer para que - veio fazer neste mundo tão conturbado. Se ele não agir dentro da lei, da ética e da razão estará irremediavelmente perdido. Vejam o movimento da roldana: O novo Advogado-Geral da União deveria defender o Estado, Mas, ele diz que tem um só cliente: o governo Lula. Será que poderemos nominá-lo de advogado do diabo? Ele é conhecido como o brigão do Planalto. Será que já transformaram o planalto num ringue de vale-tudo? Aliás, lá realmente vale tudo, mas lugar para brigão não é o Planalto. Se realmente ele age assim abriu a porta errada. “Xará Funcionário de carreira da Advocacia – Geral da União, Luis Inácio é conhecido como Lula em Brasília”.
Um - Lula já pega mal, dois vão levar a capital federal a um ciclone ou tempestade. Não é católico praticante, isso não influi, nem contribui o novo advogado geral da União, o xará Lucena Adams, manteve o crucifixo de madeira pregado na parede do amplo gabinete, no terceiro andar do prédio da Advocacia Geral da União. Dizem que o mesmo é uma herança de Antônio Toffoli, mas não a única. Quando mais jovem aos 44 anos, o ministro Adams, a exemplo de seu antecessor faz juras de fidelidade ao governo Lula.
A revista “Isto É, tem se destacado pelas matérias excelentes contidas em suas revistas semanais, fazendo um trabalho sério, por profissionais gabaritados e que merecem nossos elogios e parabéns”. Em entrevista a mesma revista muitas indagações foram feitas, entre elas está a seguinte: ”No TCU, há casos em que se privilegia a forma em detrimento do conteúdo”. “Ele responde:” Concedo a AGU como advocacia. E não existe advogado sem cliente. Advogado sem cliente é magistrado. Nosso cliente primeiro é o Estado, mas o Estado existe como uma figura etérea. Então, nosso cliente é o governo concreto eleito. “E vai mais além, o presidente é experiente e saberá conduzir o processo eleitoral sem ferir a lei”. Será?
O chanceler Celso Amorim baixou uma regra para a remoção de diplomatas: quem quiser ir para o Exterior tem que optar por postos C e D, a maioria em países da África ou locais ou locais de pouca relevância, onde foram abertas novas embaixadas nos últimos anos. Os candidatos pelo visto terão que suar a camisa, pois uma embaixada nova em países de pouca relevância o embaixador tem que ser eclético, senão sua função não passará de um verdadeiro marasmo. Convencidos de que não conseguirão desfrutar do conforto e das benesses do Primeiro Mundo, tem diplomata que está simplesmente desistindo de sair do Brasil.
Chanceler qualquer homem com funções definidas não deseja jamais ser mero espectador. Eles têm toda razão. A anistia dada por Lula, em julho, para os estrangeiros em situação irregular no Brasil atraiu até agora cerca de 30 mil pessoas. Organismos que ajudam aqui pessoas nascidas em outros países não acreditam que o número de 45 mil projetados pelo governo será alcançado até dezembro, quando acaba o benefício. Lula esquenta o clima e Brasil abandona posição vacilante, reassume liderança no debate ambiental e exige compromisso de Estados Unidos da América (EUA) e China. Afirma o presidente: ”Todos terão de apresentar número, inclusive o presidente Obama e o premiê Hu Jintao. Acontece, porém que os presidentes: americano Barack Obama, e chinês, HU Jintao, adiaram para o ano que vem a chance de um acordo sobre metas globais.”.
Vejam os números Por serem números desiguais, as nações mais poluidoras, grandes potências terão crescimento menor na emissão de gases estufa. Estados Unidos da América do Norte(EUA), PIB em 14,4 trilhões de dólares, uma população de 307 milhões de habitantes e 40% de CO2. Em segundo lugar vem a China com 7,9 trilhões de dólares, 1, 3 bilhões de habitantes e 125% de emissão de CO2, a União Europeia com 14,0 trilhões de dólares, 491 milhões de habitantes e 125 % de emissão de CO2 na atmosfera, a Rússia com um BIP 2,2 trilhões de dólares, população de 140 milhões de habitantes e 25% de emissão de CO2. “Todos têm que estar em Copenhague, na Dinamarca. Somente a presença dos líderes poderá mudar alguma coisa”. (Lula). É um assunto seriíssimo, visto que os poluentes são prejudiciais às camadas de ozônio e já trazem transtornos para a população mundial, pela mudança brusca do clima. Só pensar nada resolve e sim ação é muita ação. Pensem nisso!
ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI-DA ALOMERCE E DA AOUVIR/CE