Sonho revivido

Não sei que ligações possam ter as explanações de Schoenberg sobre a música de Mozart e Wagner com um sonho tão materialista, que me surpreendo por tê-lo! No livro organizado por Robbins Landon, encontramos, nos mínimos detalhes, os aspectos da personalidade de Mozart, de sua genialidade para a música, de seu talento precoce; o autor analisa com bastante propriedade sua obra musical, citando o trabalho importante de Ludwig Ritter Von Köchel catalogando a música do compositor. Justamente no trecho em que o autor transcreve as impressões de Schoenberg sobre Mozart, comparando-o com Brahms, Beethoven e Wagner, pára-me o pensamento e entra um sonho de anos atrás, que eu havia esquecido completamente, não o tendo anotado. Fazia uma visita a um escritório que permanecia vazio, no prédio da antiga Sloper, no 8º andar; eu querendo reativar o escritório, mas analisando os problemas que teria numa localização tão isolada, com tantos reparos a serem feitos, para que pudesse ter condições de ser habitado. Esforcei-me para conseguir uma relação de causa e efeito; por que razão o sonho emergiu naquele exato momento? Por que aquele sonho invadiu abusivamente meu pensamento, desvirtuando uma leitura tão agradável?O que é pior, o sonho era uma repetição; sempre o mesmo imóvel, eu o proprietário displicente com um imóvel fechado e mal cuidado. Bom, se pudéssemos vender os sonhos...venderia a baixo preço pra me livrar daquele tormento.