UM   RECANTO... UM   SONHO
                 
       
Uma brisa refrescante, entre nuvens alvas, favorecidas pelo vento, formam figuras ao esplendor do PARQUE ENCANTADO. Encantos aos sonhos presos ao lazer, amor, refazimento e preenchimento. Louvam as espécies no rincão do formato da cava arquitetonicamente elaborada ao prazer e reencontro de PAZ!
Benfeitores, seres imagináveis, vagueiam em cada espaço no espaço mínimo da nossa mente. Preenche o nosso interior de vitória, alegria e descanso.
Na cava, mais cavada, numa pouca profundeza, forma-se o lago, como histórias em operetas do LAGO DOS CISNES. O vento responsável no efeito das ondas que movimentam a água traz inspirações diversas entre versos e recordações.
É um recanto, como sonhos, nunca vividos e na descoberta, visitantes passam nas passarelas do gramado em passos lentos, trazendo na esperança o desejo de viver e edificar o vazio da mente, tropeços em forma de cansaço.
Quiosques de teto em réplica oriental se faz de abrigo, rodeados por bancos cimentados, quase cadeiras à vista de uma panorâmica geral desse jardim.
Uma ilha, chegada por umas travessias e marco, eleva-se ao ancoro do habitat de patos, marrecos, gansos, como se servissem de trampolim aos seus mergulhos de aves nadadoras.
Canteiros em forma de círculos demarcados por pequenos arbustos em podas sistematicamente cercam belas flores, embora em alguns se perceba vínculo de uma estiagem seca e sofrida. Árvores de várias espécies, floridas, misturam-se aos coqueiros com flores e frutos em divisa de alambrados de arame, como limite do perímetro desse mesmo local.
Bancos acolhedores com espaldar de encosto faz o convite para o descanso, meditação, observação à elevação do EU SUPERIOR. Nos barrancos, a grama verde é a segurança de possíveis erosões da área construída ao merecido lazer do cotidiano.
Grandes viveiros moldam a complementação dessa empolgante beleza. Recolhem pássaros de muitas famílias, entoam cânticos numa sonoridade bela e natural. Há também revoadas de pombos com seus recursos e amparo dos tetos que cobrem os pombais.
Gangorras balanços, gaiolas oferecem aos infantis uma saudável recreação como aos adultos; um pequeno campo de futebol com duplas quadras de esporte.
Pedalinhos expostos em perfeita plataforma, fornecem aos usuários passeios num percurso total pelo lindo lago. Eles são acompanhados por belos cisnes, patos e demais espécies de aves nadadoras. Há opção emocionante de se contornar uma ilha arborizada e também repleta de pássaros.
Na fachada de entrada, uma cachoeira caída por rampa, cercada por aves galináceas de família rara e até importadas. É uma verdadeira saudação de boa-vinda às propostas da visitação pública desse parque.
Um enorme saguão com vasos cerâmicos ornamentam o espaço administrativo, sanitários para ambos o sexo, lanchonete. Os tratos conduzidos pela eficiente limpeza e conservação são impecáveis, um convite e exemplo de preservação do meio ambiente.
Aqui fomos conduzidos ou trazidos pela serenidade ao repouso no lazer, à familiaridade com as espécies vegetais e animais até a lembrança da história, quando numa réplica perfeita de dormentos de madeira, há ornamentalmente construídos um "navio pirata" e labirintos às descobertas para um raciocínio lógicos das crianças.
No silêncio pairado pela reflexão, sentimos a pureza do dom do poeta, do escritor, do artista. É uma tentativa de viver, sonhar, sorrir, amar e registrar pela sensibilidade a arte de viver e abstrair da vida as pinceladas dos passos no painel do dia a dia, na busca da felicidade. Um verdadeiro presente a todos aqueles que valorizam o gesto de cada existência presente em nós.
Conscientizados, emanados de luz, chegamos nesse recinto, objetivando registrar em fotos a recordação viva desses momentos. E, as linhas fazem parte dos momentos através da linguagem escrita das palavras.
Agradecidos pelos belos momentos da vida que nos cabe, na leveza da alma ao contato natural estamos incluídos em um lindo e acolhedor lugar. Ele sempre será:
 
 
UM RECANTO ... UM SONHO



CRÔNICA
FONTE: DIVERSO UNIVERSO DE CRÔNICAS
Autor do texto e ilutração-Foto-(DULCE):
Prof. Roangas-Rodolfo Antonio de Gaspari-

 

 
 

roangas
Enviado por roangas em 15/11/2009
Reeditado em 15/11/2009
Código do texto: T1925042
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.