"Dai-nos" o Jeans de Cada Dia
Eu achava fila uma das coisas mais democráticas do mundo.Não é.O que é? A calça jeans!Pode ser em Nova Iorque, Tóquio, São Paulo, Londres ou Paris, ela está em tudo e em todos.Fico sempre em dúvida entre a número trinta e oito e a quarenta.Sempre tem a vendedora: é bom comprar apertadinha, porque depois ela cede.Aí vem meu problema, que me incomoda há tempos:ou ela cede demais e vira uma "bombacha", ou eu faço "reza forte" para ela "dar de si" porque apertada continua.E nesse "combate", alguém tem que ceder.Me recuso a comprar a quarenta e dois.
Cedo eu, claro.Não tenho como lutar contra tal vestimenta.Ela é mais velha do que eu e devo respeitá-la.Foi idealizada por Levi Strauss, há mais de século, na tentativa de criar roupas resistentes para os mineradores de pedreiras nos Estados Unidos.Por que ela existe até hoje?Porque os mineradores de 2009 continuam precisando de tal uniforme: nós vestimos calça jeans para enfrentar toda uma jornada, que pode começar pela manhã e acabar só lá pelas tantas da noite.De fins pessoais ou particulares, somos os mineradores que o tempo transformou.Adaptou.Os mineradores da selva metrópole chamada "cidade".Carregamos nossas "pedras".Em bolsas Vuitton.Continuamos tal qual os antigos no que tange ao fato de exercermos tarefas árduas ou até mesmo de exigência física.De cunho formal ou informal.
E nada mais justo que até hoje nós usemos esse material chamado jeans.Vai dizer que, levar a vida, também não é uma tarefa árdua e de nobre exigência?Um duro trabalho?Que nada mais era do que a definição para as tarefas que exerciam os pedreiros em suas minas.O jeans vai do cocktail ao urbano da calçada, com ela você toma seu pró-seco espumante ou come sua fatia de pizza de cantina.Tem pra tudo e pra todos.
O jeans revoluciona mentes e siluetas.Já vi mulher mais sexy aos meus olhos em tal peça do guarda-roupa do que de saia.E olha que não conheço peça mais feminina de sex appeal do que uma bela saia lápis.Ou mini!Mas o jeans é um "must have", sabe?Uma espécie de tem-que-ter-porque-senão-sem-ele...o que seria de você?!
O ato de escolher um jeans ou outro deve lhe provocar conforto.Ou porque gosta da textura da tecelagem, ou ainda a forma elegante que ele pode lhe proporcionar.Ou sensualidade mesmo.Por que não?Para isso existem cortes, recortes, fendas.É fundamental que ao vestir essa calça, ela lhe dê prazer em primeiro lugar.Depois você a tira e dá prazer ao outro!Boa idéia, né?!ehehehTem gente que considera sua segunda pele.Tem gente que, confusa entre sedas, musselines, tricôs, coloca primeiro o jeans.E desse ponto de partida, cria todo o resto do look.Calça curinga...
Peça-chave. Então, que o usemos com charme e elegância...Numa dessas, relendo meus manuais de etiqueta, vi existirem regras até para o uso de jeans.Interessante, tendo em vista que a autora do livro poderia ter escrito uma advertência anti-jeans.Do tipo "evite, é mundano".Daí aprendi uns truques, que fazem a gente até rir, mas têm, em seus fundamentos, bom senso.Qualidade com a qual todos já deveriam nascer, daí só precisariam de espelho pra tirar a prova dos nove!...Para magro(a), todo tipo fica bem.Para gordo(a), quanto mais escuro melhor.Para alto(a), use com sapatos baixos(pensei: óbvio).A baixinha(o) deve eleger o cós-curto.Os de bumbum avantajado, modelos folgados.E para os de bumbum pequeno, enfeites, dando a sensação de volume.Ah,se você for da tribo do skate, quanto mais "fundilhuda", melhor.
"O jeans está em alta", li numa revista.Devia ser a Vogue ou a ELLe.E me questionei:alguma vez ele esteve em baixa?!Com rebites, tachas, glitter, paetês, desbotado,etc, a calça jeans ganhou roupagem refinada.Existem modelos caríssimos produzidos pela Dior, Chanel, entre outras, e até o jeans orgânico, feito pela "sua mãe", a Levi´s.
Pode ser com bolsos grandes, barra curta, ajustado na cintura, destroyed, corte reto, modelagem masculina.O jeans constitui sua aparência assim como toda a roupa.E alimenta a identificação dos grupos, das gerações, dando sentido a eles e a elas(mauricinhos, hippies, pais de família,...)de autenticidade.Lilian Pacce, Editora de Moda, me levou ao riso outro dia, comentando as últimas tendências, ao final de um desfile:"Não conheço calça mais democrática do que a "sarouel", fica horrorosa em todo mundo!"ahahahaahahaaaha
A última novidade que li é "Como vestir a calça do namorado?".(Ai,...) Isso deve ser tarefa de alta periculosidade!E a seguir vinha um guia com instruções "preciosíssimas" a respeito.Orientem-se garotas: na parte de cima de seus corpos, usem peças justas que marquem o busto.E como acessório, um belo scarpin.Colorido pra ser irreverente e notarem que não,você não pegou a calça errada!Agora, acredito que o jeans rasgado começou com o movimento punk, embalado pela estilista inglesa Vivienne Westwood, onde naqueles tempos imperavam a atitude radicalista e de protesto ao status quo(ao pré-estabelecido).Hoje, a Vogue France diz que o modelo rasgado é de bom senso e arrojado.E moda, a França, dita.É expert no assunto.O mundo que vá atrás.
Então, comprei o meu modelo "Guerra dos Farrapos" para abalar.Precisava de uns ajustes.Quando cheguei à (antiga) costureira para fazer a reforminha,espantada ela disse:"-Quer dizer então que você pagou por uma calça italiana rasgada?Que pecado...."
Verdadeira mutação.O jeans lhe confere conforto e praticidade, a ponto de você gozar da felicidade de estar bem vestido, se escolher o seu com sabedoria.Virou objeto de valor pela intensidade com a qual, várias marcas, da baratinha à cara,o fornecem.O elemento básico para vestir bem a calça é só um: você.Ela iguala homens e mulheres nesse quesito do guarda-roupa.E tem mais possibilidades de mais perdurar para sempre entre nós, do que se eclipsar.Sem "sombra" de dúvida(com o perdão do trocadilho).