Finados
Finados
Aderbal Esteves
Se, eu morresse amanhã, que Deus me perdoe, mas queria estar nos céus ao lado dos justos e dos bons. Longe de Hitler, buscaria aquele cantinho bem próximo dos santos, e sem molestá-los, tentaria uma parceria com Jobim, um dueto com Elis, uma volta no bondinho do Pão de Açúcar com Dick Farney, ao lado de Ives Montand. Insistiria com Ari Barroso para compor uma nova música e não deixaria nenhuma loura, sozinha, numa volta de carro com o Sena. Seria perigoso demais, em todos os sentidos e poderia atormentar os deuses, despertar ciúmes, enlouquecer de paixões.
Marcaria uma festa no céu, sem preocupar as freiras, os monges, os eremitas, para que Strauss se entendesse com Lennon, Steve Mac Queen com Getúlio Vargas, longe dos perigos, das armas e dos ressentimentos e tentaria convencer De Gaulle que este País, apesar de tudo, dos mensalões, dos sanguessugas, dos dossiers, um dia será levado à sério, satisfazendo o futuro de Juscelino, as verdades de Tancredo, o sonho de Cabral, a saudade de Dom Pedro. Pediria que toucassem a música baixinho, para não acordar o sono das mães que perderam seus filhos, os soldados que perderam a guerra, todos os atletas que perderam os gols, o campeonato, as medalhas de ouro, os políticos que perderam as eleições.
Depois, convidaria a todos para um extraordinário banquete, sem couvert, para matar a fome dos famintos que não puderam se satisfazer aqui na terra, numa fome verdadeiramente zero, dos doentes que se alucinaram nos corredores frios, nas filas dos SUS, nas calçadas, nas praças, nos CTIs e não puderam sorver a bebida fina e envelhecida, tangendo as cordas do coração da amada.
Enquanto isso, num fim de noite, eternamente, lembraria a Vinícius os versos que esquecera e jamais publicara. Encomendaria ao meu arquiteto Moura para me projetar um nova casa, um verdadeiro lar sem trincas ou rachaduras. Tomaria café com meu avô, brincaria de guisado com minha avó, tentaria convencer minha irmã Tereza das alegrias da vida e ouviria as histórias de meu pai, constatando, afinal, quanta semelhança entre ele e o Pai Eterno. Até que isso aconteça, meu deixa, Senhor, viver e sofrer aqui mais um pouco e sonhar ternos casos de amor envoltos na realidade.