FILOSOFIA DE VIDA
FILOSOFIA DE VIDA
O dia inteiro, todos os dias, o meu trabalho gira em torno de pessoas.
É um relacionamento constante, a todo o momento há indivíduos chamando-me pelo nome.
E nessa demanda, vou observando o quanto as pessoas são carentes.
Carentes de tudo: de conhecimento histórico de suas próprias famílias, da ciência, da história universal, do País, do Estado e até mesmo da cidade onde moram.
A maioria das pessoas não tem uma formação humano-afetiva à altura do que é exigido delas.
Elas vivem buscando espaços para si mesmos, e muitas vezes à custa de mesquinhez, desequilíbrios, insensatez, imprudências... E acabam mais errando do que acertando.
Fico ponderando o quanto as pessoas escutam umas às outras.
Na realidade não escutam, apenas expõe o que gostariam de pensar e não conseguem raciocinar o que os semelhantes dizem ou defendem. Usam métodos de ação que mais parecem rolos compressores.
E isso acontece em todas as faixas etárias. Muitos são educadores que vão se atropelando nos formandos.
Começando pelos profissionais da educação, passando pelos funcionários e chegando às famílias dos estudantes, todos carregando as carências, mais parecem formigas levando folhas para o formigueiro.
A filosofia do “do que” fala extremamente mais alta à filosofia do “para” ou “para que”.
A idéia que os indivíduos têm de si próprios são melhores do que as outras, ou inferiores a algumas e superiores a outras. Exemplo: meu filho é melhor do que... Minha casa é melhor do que... Meu carro é melhor do que... Eu sei mais do que... E também há aquelas que têm o complexo de inferioridade, talvez por passar muita humilhação. Esses dizem: meu carro é pior do que... Minha casa é pior do que... Minha filha sabe menos do que... Quando se trata de classe social então...
E a “filosofia do “para” ou para que” quase não é utilizada. Exemplo: meu filho é melhor para os outros. Minha casa é melhor para acolher mais, acolher mais... Meu carro é melhor para que eu possa servir mais a minha família e a minha comunidade...
Não sou melhor do que ninguém, mas sou melhor para todos, ou tento ser o melhor possível para que todos sejam melhores.
Essa filosofia muda a modo de encarar a vida e até mesmo o mundo.
Devemos ser os melhores para os outros e não do que os outros.
E isso é difícil!
É isso aí!
Acácio