Há necessidade de escrever Poesias?

Estava eu vasculhando Autores nesse site e me esbarrei com simples indivíduos dispostos a exibirem sua pessoa a troco de um comentário ou mesmo de sei lá o que. Essa necessidade de querer ser visto, de expor-se surge devido à influências de amigos que insistem aos publicandos para que divulguem sua "arte". Mas o que se busca afinal quando se exibe um texto à milhares de olhares? Apenas um comentário vago, insuficiente e temeroso que não faz uma análise verdadeira daquilo que está sendo comentado? O medo de criticar é medo de não querer ser criticado? O simples sentimento representado toscamente em forma duma falsa poesia merece mesmo uma boa consideração só por se tratar do sentimento gerador do texto? O texto é válido ou é o sentimento que importa sem deixar-se levar pela erudição da escrita?

É isso que percebo qundo olho as "poesias" de muitos indivíduos cadastrados no Recanto. Parece que é moda escrever o que se sente, mesmo se tratando dum péssimo texto. E por que não falar mal do mesmo? O que inibe incentivar a melhora, pois a crítica fortalece o desempenho - pelo menos nos mais aptos-, e não deixa de ser produtiva. Não sou um bom escritor, nem ao menos tenho a pretensão de vir a ser um, mas acho que deveria se ver essa situação atual da Poesia e da Literatura, senão ambas cairão na vulgaridade e de tão banais deixarão de ser Arte para virar produto de mercado dispoiníveis a todos, o que é um perigo, já que nem todos são eficientes na arte de escrever.

Marcell Diniz
Enviado por Marcell Diniz em 20/10/2009
Reeditado em 21/10/2009
Código do texto: T1876663
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.