Eu era tão ruim assim?

Minha vó sempre disse que eu fui uma menina muito levada que sempre a tirou do sério, que eu mais parecia um moleque e que era demasiada teimosa. Eu sempre soube disso, tenho todas as lembranças na minha cabeça... Acho que minha teimosia prevalece, meu gênio continua o mesmo.

Mas hoje senti uma tristeza imensurável ao ouvir do meu irmão que eu era na verdade muito malvada! “Você era muito ruim!” Aquilo doeu! Eu não me lembrava de ser tão malvada. Sei que eu morria de ciúmes por ele ser o filhinho querido, o mais novo, o bonzinho que não dava trabalho... E eu sempre tão rebelde... Aquela que estava ali por acaso.

Mas eu nunca pensei que era tão malvada... Que peso na consciência eu senti ao ler nos olhos dele as malvadezas que costumava fazer... Pareciam-me tão inofensivas!

Eu lembro bem do meu ciúme da irritação que me causava ter que cuidar dele o tempo todo... Mas sei também que ouve momentos que eu o protegi de tanta coisa! Só Deus sabe o que tive que ver e ouvir para que ele não sofresse... Quantas coisas eu escondi dele para que ele não sentisse a mesma dor que eu sentia! Quantas cenas eu presenciei no seu lugar por que eu sabia que era mais forte, eu suportava!E suportaria sempre... Mas ele era tão doce... Se tivesse visto tudo que vi, vivido tudo que vivi... Ele não suportaria... Talvez minha falta de experiência em proteger, me fizesse ter errado na fórmula, talvez eu tenha passado um pouco do ponto, exagerado. Pensei que se eu fosse como fui, eu estaria o preparando, o deixando forte como eu! E hoje me pego a perguntar: “eu errei?”

Eu nunca quis machucá-lo, mas machuquei. E só hoje me dei conta disso... Mas eu não pude dizer, não tive coragem... Se ele soubesse quantas vezes me doei, quantas vezes eu me ofereci no lugar dele... Quantas surras eu levei? Já nem me lembro mais... Foram tantas! Eu era tão acostumada, uma mais ou uma menos, tanto faz! Mas eu não podia vê-lo apanhar... E talvez disso ele não se lembre... Tem coisas que ele nem sabe...

Será que eu era mesmo tão ruim? Tão malvada? Eu só queria que ele fosse forte. Que não passasse pelo que passei. Eu queria prepará-lo para o que viria. E realmente veio... E ele quase não suportou... Eu quase o perdi! Onde eu errei? Nunca foi minha intenção! Eu sempre o amei... Sei que ele sabe disso porque afinal de contas, somos uma família complicada, não muito acostumada a carinhos e abraços, aprendemos desde pequenos que o amor está nos gestos, mas nunca no toque, no beijo ou no abraço... Não éramos frios... Eu não era tão fria! Ou será que era e não sabia?

E hoje eu ouço isso...

Meu coração ficou pequeno!

Eu só queria protegê-lo...