PATRIOTA ?
Estava em um jantar formal com um general reformado chileno, que dizia-se patriota e fã do Pinochet; fato que estava me incomodando bastante; quando ele começou a contar sua epopéia militar na “quase” guerra com a Argentina por causa do Canal de Beagle.
Não resisti e disse – sinto muito, mas não posso concordar.
Caetano Veloso já cantou que “minha pátria é minha língua”, então, se essa afirmativa valer para vocês também, não haveria grande diferença entre ser chileno ou argentino.
Disse ainda que se eu morasse naquele fim de mundo, tão distante de Santiago, quanto de Buenos Aires, não ia fazer muita diferença entre Pinochet e Videla. Viveríamos sempre em “la misma mierda”.
Ele, evidentemente não gostou muito, mas foi obrigado a aceitar minha ponderação.
Completei dizendo que o único fato que faria diferença em relação a todo o mundo, é que se passasse a ser argentino em vez de chileno, seria obrigado a acreditar que Argentina “tiene el futbol mas grande del mundo” e que ”Maradona fue mejor que Pelé”...e só.
Foi uma sonora e relaxante gargalhada, o clima tenso se dissipou e pedimos mais uma garrafa de um delicioso vinho chileno; e nisso o general era “expert”.
Fato real acontecido em Santiago do Chile em agosto de 1992 que me recordei agora frente aos recentes resultados futebolísticos.