COMO É ÚTIL O RÁDIO!
COMO É ÚTIL O RÁDIO!
Somos eternos apaixonados pelo rádio. Ele nos proporciona todos os tipos de sensações. Notícias alegres, tristes. A psicosfera do mundo atual e todas as nuanças que nos chamam a atenção. Ele traz ao nosso conhecimento tudo que acontece no Ceará, no Brasil e no mundo. Lamentamos que alguns profissionais do rádio e donos de concessões estejam desvirtuando a finalidade precípua da radiodifusão, que é a de educar e não deseducar. Um fato nos chamou a atenção e nos deixou curiosos e ao mesmo tempo abismados. Existe uma dificuldade enorme na aquisição de rádios portáteis de boa qualidade e de uma excelente marca. O mercado atual está infestado de rádios de procedência duvidosa muitos fabricados no Paraguai e outros tantos na China.
Temos um compromisso com a verdade e denotamos que muita gente os compram, mas são de péssima qualidade. Onde estão as marcas famosas de rádios portáteis? Queríamos saber. O rádio de boa qualidade está sempre atrelado a um toca discos ou no famoso três em um. Lamentável. Queríamos mostrar nestas inserções como é útil o rádio para o ser humano. “Manoel Monteiro foi, em Fortaleza, o pioneiro do Espiritismo pelo rádio, quando em 1956, manteve por quase três anos, na então PRE-9 a tão divulgada, Ceará Rádio Clube”. A pioneira como ficou carinhosamente conhecida até na divulgação da Doutrina Espírita foi à primeira do estado do Ceará a divulgar o Espiritismo A Ceará Rádio Clube de grande tradição vem sofrendo mudanças constantes, inclusive na sua nominação. Passou de Ceará Rádio Clube para “A-Clube” como se o nome Ceará difamasse a emissora que está na lista das afiliadas das redes de rádio. Vejam alguns aspectos da criação da emissora pioneira no Ceará: João e José Dummar trilharam a trajetória comercial de sucesso da família, tornando-se os representantes da Philips do Brasil, da Rádio Brunswich Corporation, da companhia Brunswich de Bilhares, dos pianos Essenfelder e do automóvel Skoda, procedente da ex-Tchecoslováquia. O destino marcou um encontro entre João Dummar e Demócrito Rocha, selando uma amizade sólida entre eles, que se tornaram figuras importantes da mídia jornalística e eletrônica de sua época. No mesmo ano de 1928, em que se firmou a Sociedade Dummar & Cia. Demócrito Rocha fundou o jornal O Povo, em Fortaleza.
A era da radiodifusão no Brasil começou com Roquete Pinto, ao fundar a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, em 1923. Então na província de Fortaleza, em 28 de agosto de 1931, oito anos após, com o entusiasmo de um adolescente, João Dummar fundou a Ceará Rádio Clube, uma associação integrada por amadores da radiotelefonia, e dela participavam: Jorge Ottoch, Francisco Aprígio R. Nogueira, Clóvis Fontenele, Joaquim da Silveira Marinho, Álvaro de Azevedo e Sá entre outros. “A idéia de efetivar em Fortaleza uma consciência comunitária para a fundação da radiofonia cearense, para surpresa nossa, decorreu do estado de espírito inovador de expressivo grupo de pessoas, que ocupavam, na capital, importantes cargos administrativos. devendo-se mencionar como inspirador desse momento inicial o chefe do Distrito Telegráfico, Sr. Elesbão de Castro Velloso, engenheiro, a quem se deve a iniciativa de reunir a 20 de janeiro de 1924, em sua repartição, para discussão da constituição de entidade de radiotelefonia (assim se denominou antes a radiofonia), os engenheiros Antônio Eugênio Gadelha. Humberto Monte, João de Carvalho Góes, Clóvis Meton de Alencar e Alfredo Euterpino Borges.
O próprio Elesbão de Castro Velloso, em reunião posterior à primeira, a 30 de janeiro do mesmo ano, seria indicado para redigir o estatuto da associação que tomou o nome de Rádio Club Cearense. A - Ceará Rádio Clube já teve seu nome masculinizado e nos dias atuais não se sabe que nome tomará à antiga PRE-9. “O nosso amigo de infância e grande lutador pela melhoria da qualidade do rádio cearense assim se expressas:” Nossa pioneira é mais uma das que se rende ao canto de sereia das redes nacionais e que vai perder a identidade cultural e a cara do povo cearense com emissões que muitas vezes nada têm a ver com nossa cultura, nossa identidade e com as raízes de nosso povo. Por Francisco Djacyr Silva de Souza. Continuando a nossa narrativa anterior o programa espírita Roteiro, com 30 minutos de apresentação semanal em horário nobre, serviu de base às comemorações de centenário de O Livro dos Espíritos de Allan Kardec.
Programa espírita Roteiro – Ceará Rádio Clube de Fortaleza, semanalmente, as segundas-feiras. Manoel Monteiro, José Francisco Bluhm Ferreira, Wagner Menezes, Marcus V. Monteiro e Mário Caúla, o programa começou em 1956 e se encerrou em 1958. Depois outras emissoras passaram a divulgar a Doutrina Espírita como a Rádio Dragão do Mar de Fortaleza, que transmitia aos sábados, às 19 horas, o Programa de Cultura Espírita, de 11 de junho de 1971 a 1978 e era comandado por Manuel Suliano Filho, Raimundo Clóvis Queiroz, Ary Bezerra Leite, Mário Caúla, Marcus V. Monteiro e Nonato Albuquerque. O Momento Espírita era um programa espírita radiofônico produzido, dirigido e apresentado por Saara Nousiainem desde seis de junho de 1982. Na época era gravado e repassado a cinco emissoras do interior cearense e uma do Mato Grosso do Sul. Na Rádio Cidade AM, mais conhecida pelo - prefixo 860 - era levada ao ar, pela primeira vez , no dia 23 de outubro de 1993, A Voz do Consolador que permaneceu até o final do ano de 1995. Tinha como apresentadores: Wilson Pinheiro, Celina Pinheiro e Jadas Silva, a duração inicial era de trinta minutos, passando posteriormente para uma hora de duração.
Terminou, pois a rádio entrou em nossa fase, com mudança de programação e convênio com a Jovem Pan, convém salientar que estes fatos envolvendo a divulgação da Doutrina Espírita pelo rádio cearense constam no Anuário Histórico Espírita de 2003, Artigo de Marcos Vinicius Monteiro. Hoje apenas poucos abnegados tentam inserir programas espíritas em emissoras locais, mas infelizmente não possuem a mesma vontade intrínseca dos radialistas do passado. Achamos de bom alvitre que aqui no estado do Ceará o Espiritismo seja mais divulgado no rádio que é um dos maiores e melhor meios de comunicação falada e tem sua importância e penetração em todas as camadas sociais. Vejam como é útil o rádio! Pensem nisso!
ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI-DA ALOMERCE E DA AOUVIR/CE