Epifania

Vocês sabem o que é epifania, certo? Ah, claro que sabem. Quem já assistiu o filme dos "Simpsons" conhece o termo.

Mas enfim, eu imagino que muita gente não saiba o significado da expressão, então vou explicar: Epifania é quando, por intervenção divina, mágica, destino ou qualquer outra explicação ilógica que você queira, você percebe uma coisa que nunca havia lhe passado pela cabeça. É quando você descobre a resposta para uma pergunta que vinha martelando a sua mente há muito tempo.

Legal, já definimos o conceito. Agora, por que é que estamos falando em epifanias? Simples: eu tive uma!

Sério, foi incrível. Eu estava sentado na minha cama, assistindo um filme, de forma bem despretensiosa, sem nenhuma segunda intenção, quando "booom", me veio aquela luz divina. Uma resposta simples para uma pergunta que vinha me atormentando há tempos. Na hora, fiquei ligeiramente atônito. Quer dizer: "Como assim? A resposta era tão simples?" Depois, me veio aquele sentimento de auto-crítica: "Mas que coisa, como é que eu não pensei em uma coisa tão simples antes?" E, por fim, me veio a total compreensão dos fatos.

Percebam: Há dias eu vinha pensando em porquê é ruim dependermos de outras pessoas. Uma pergunta bem básica, mas que vinha me custando muito esforço para responder.

Quer dizer, digamos que, por exemplo, no seu relacionamento, você dependa do seu par. Não precisa nem ser uma dependência financeira. Não vamos nos resumir a algo tão mundano. Como vocês sabem, existem muitos relacionamentos em que uma das partes tem uma imensa necessidade de estar com a outra. É mais do que simplesmente gostar, se torna uma questão primária para a sua plena existência. E a razão disso é a carência. Muitas vezes, nossas vidas nos apresentam buracos, espaços em branco que nós aparentemente não podemos preencher por conta própria. E então, nós elegemos outra pessoa para completar essa lacuna. Parece mais fácil, passar a responsabilidade adiante. Nós dizemos para nós mesmos: "eu não sou capaz, mas ela, a outra pessoa, é". O grande problema não é esse. Isso muitas vezes é verdade. Obviamente nós somos capazes de completar os espaços que existem em nossa existência, mas isso é complicado. Então realmente é mais fácil utilizar-nos de outra pessoa para fazer o serviço. Até aí, sem problemas. Conheço inúmeras pessoas que mantém relacionamentos nos quais uma completa a outra e tudo funciona bem. Isso é aceitável. O problema é quando passamos a acreditar que somente a outra pessoa tem a resposta para o nosso problema.

Nossa companhia deixa de ser um complemento provisório e ganha o status de vital. E aí, nós nos tornamos dependentes.

Nesse ponto, os problemas começam. Você passa a acreditar que a sua existência só terá sentido enquanto aquela pessoa estiver com você. A simples ideia de ser deixado por ela já lhe causa calafrios. Outro comportamento natural do ser humano: depois que você experimenta a doce sensação de estar completo, é natural que você não queira perdê-la. Nesse ponto, o que sentimos deixa de ser afeto e se torna um vício. A relação já não nos faz nenhum bem. E tudo só tende a piorar, por que o nosso medo de perder a outra pessoa nos fará tentar segurá-la o máximo possível. Nós tentaremos proteger o relacionamento de tudo, inclusive do nosso parceiro. Só que há um pequeno detalhe que nos escapa: A pessoa que está conosco também é um ser humano incompleto...

E é aqui que me veio a epifania! É ruim depender de outra pessoa? Sim, lógico. Mas por quê? E eis a resposta simples e que estava bem debaixo do meu nariz, sem que eu notasse-a: A outra pessoa também é um ser humano. Ela também tem suas necessidades, seus vazios. Ela pode até ter algo com o qual nos completar, mas ela ainda estará repleta de lacunas, de ausências.

Pensem no quão injusto é isso: você deposita os seus problemas sobre as costas de alguém que já está carregando todos os dela. E o que é pior: o meu alicerce era precário, não conseguia manter os meus problemas, mas o alicerce dela é exatamente igual ao meu. Existe a mínima possibilidade de esta estrutura aguentar? É claro que não...

Depender de outra pessoa é uma atitude egoísta, para não dizer que é maligna. Você passa a exigir demais do seu parceiro, sem dar nada em troca. Ele passará a ser mais do que um semelhante. Será eleito como a pedra fundamental da sua existência, e isso é responsabilidade demais pra qualquer um. Ninguém é tão superior a ponto de poder segurar os seus problemas e os de outra pessoa. Isso é humanamente impossível. E para essa pessoa, o relacionamento também se torna algo ruim, pois passa a exigir dela algo que ela não é capaz de fazer.

E assim sendo, o fim se torna inevitável...

Bom, temos aí inúmeros motivos: depender de alguém é injusto, egoísta e afins. Legal. Mas... acreditar que só por que nós entendemos isso nós mudaremos... ah, isso seria muita ingenuidade.

A grande questão é que entendamos que a pessoa que está ao nosso lado é um ser humano tão importante quanto nós mesmos. E então nós devemos pensar: "Se alguém assim é capaz de me completar, por que eu não sou?" É, nesse ponto é que a minha epifania faz sentido.

Nós procuramos nos outros o nosso apoio, por que é mais fácil. É mais simples entregar a resposabilidade para outra pessoa e esperar que ela resolva o problema. Só que nesses casos, o problema é nosso e a solução também deve ser.

Para que eu seja completo o bastante para poder me relacionar com alguém sem depender dela, antes eu preciso me conhecer e tentar resolver os meus problemas.

"Resolver tudo juntos" soa legal, mas na prática não é bem assim. Se já está difícil com o que eu tenho, alguém que só me traga mais dificuldades não é o que eu chamaria de "atraente".

Sendo assim, acho que entendi por que os relacionamentos nos quais eu me envolvo dão errado: eu normalmente tenho a esperança de que a outra pessoa resolva os meus defeitos. Mas ela não fará isso, por que ela talvez não consiga resolver os problemas dela. E dividir problemas é como disseminar a gripe suina: não é tão poético como as pessoas imaginam. Quer dizer, tudo já começa com essa cobrança irracional, essa dependência que sufoca.

Um relacionamento é uma troca de sentimentos, de valores e afins. E só dará certo se houver igualdade entre as partes. Uma pessoa só estará pronta para algo desse tipo quando conseguir ficar de pé sozinha, segurando seus próprios problemas, sem precisar do auxílio da outra pessoa. Aí sim, talvez, cada um com as suas dificuldades, seja possível que andem de mãos dadas sem que um puxe o outro para baixo...