O Vento

O tempo vai passando veloz...

Feito fumaça, que o vento vai levando pra longe da gente, Se perdendo de vista.

Bem mais rapidamente o tempo passa, quando não se acha o sentido das pequenas coisas que nos acercam todos os dias, na vida.

Coisas que as vezes não damos tanta importancia, já que, aos nossos olhos, são do tamanho de grãos de areia. Coisas simples, como os gestos de carinho, palavras sinceras, uma manhã ao nascer do sol, sorrisos, ou outras coisas que não percebemos, coisas como O VENTO.

É sempre oportuno parar e se perguntar, O que, Exatamente, eu represento neste contexto em que me encontro? Quais elementos incidem diretamente sobre a minha existência nessa terra? O que significa toda essa atmosfera?... Muitas perguntas habitam a mente o tempo todo, é feito vendaval.

Partiularmente, eu acho que isso é muito favorável e deve ser exercitado...

Comigo sempre foi assim. Ventania de pensamentos dentro da cabeça, Tudo acontecendo bem no meio desse turbilhão, ainda maior de informações, que alguns chamam de VIDA.

Enfim, o vento continua fazendo o seu trabalho. Reunindo, espalhando e levando tudo pra longe,ou trazendo pra perto, sem nunca cansar. Leva absolutamente tudo, sem escolher, jamais, o que está levando...Leva tudo, coisas boas e coisas ruins, feias e bonitas, coisas de todo tipo, sem julgar o que está levando ou trazendo.

De forma metafórica, ele leva também os dias de nossa vida... Com erros e acertos, perdas e ganhos, não importa. Vai levando numa velocidade que me impressiona e as vezes até irrita.

Sabe o que é? É que as vezes nem dá tempo de perceber o que estamos realizando, e logo, somos apanhados de surpresa... e quando menos desconfiamos ser possivel qualquer tipo de mudança..."Sshhhhhhhhhh" - O vento passou!

O vento não faz pausa, Nunca... Ele alterna sua força e sua atuação, mas ele sempre está soprando.

por vezes nos enganamos.

O que pensamos ser apenas uma suave brisa... Num piscar de olhos, já era; Soprou tão forte que desarrumou tudo.

Um tufão passou por nós... desordenando tudo...Nos deixando reféns de nós mesmos, trazendo medo e frustração.

Em geral nós pensamos que desarrumou tudo em nossas vidas, mas será que não foi o contrário? ele pode ter arrumado outras coisas em um lugar que ainda não olhamos. Coisas que nem sabíamos possuir...vai saber!

Quando eu era pequeno pensava... Um dia vou crescer, e esse será o "grande barato" da minha vida (Ser adulto) Rsss ... daí eu terei responsabilidade e controle sobre coisas que hoje não tenho, Vai ser muito legal! deixarei de ser apenas um coadjuvante e passarei a ser Diretor, escritor, produtor e ator principal do filme da minha vida. Ledo engano. rssss

Acho normal Pensarmos assim quando somos crianças; Afinal, as crianças desejam muito ser adultos logo. Elas imaginam como seria divertido ter a gerencia da própria vida, sem a interferencia (As vezes chata) dos pais. As crianças desejam alcançar todos os sonhos no desenrolar dessa evolução, que é maravilhosa...

Na verdade quando se é criança, não se leva em consideração as intempéries da vida, como o vento, a chuva, tempestade, etc.

Não se pensa muito nesses fenômenos, porque quando se é criança, tudo é fantasia, somos como heróis...não levamos muito em conta os fatores naturais que nos acercam, porque nos julgamos maiores que tudo e todos. E acabamos não dando muita atenção a esses fenômenos quando somos pequeninos.

Vamos falar do vento. O Vento espalha algumas coisas, Junta outras, modifica as paisagens, leva ciscos e faliscos tão pequenos, que antes nem nos importávamos com coisa tão minuscula assim. O vento... ele está constantemente mudando tudo de lugar...das pequenas ás grandes coisas.

Assim como faz com as dunas...As Dunas são enormes e imponentes, porém, elas são compostas por grãozinhos ínfimos de areia; Um dia elas estão em um lugar, no alto de sua majestosa vista panorâmica, e no outro...nem sinal delas.

O vento muda a "grandeza", atuando sobre pequenos fragmentos que formam o conjunto, sem pressa e insistentemente o vento atua.

O vento pode ser frio e implacável, não avisa onde vai estar e nem pede licença para entrar em lugar algum. Ele inconsequentemente atua.

O resultado de sua ação não o incomoda nem um pouco,o vento não se lamenta dos seus atos devastadores ou criativos... o vento não liga se está trazendo prosperidade ou destruição, se está semeando o bem ou o mal, ele apenas age sobre a paisagem. Não poderia ser diferente, afinal, ele não é conciente, é apenas um fenômeno natural como tantos outros.

Os dias vão passando...

O vento soprando...

Nós sempre estamos sob os efeitos desse fenômeno.

Mas como farei para realizar, os antigos planos de criança?

Como poderei ser hoje, o que sonhei ser quando era criança?

Quem nunca desejou, quando era criança, ser Bombeiro, Médico, Jogador de futebol, Pai de família, MÚSICO...???

Não fosse pelo Vento, que tudo leva e que tudo traz, todas essas coisas estariam sendo feitas em sua total plenitude. Acreditem!

Não posso julgar o vento, muito menos culpa-lo pelas mudanças que fez em meus planos infantis, me afastando desses sonhos a cada dia.

Muitos desses planos foram colocados em prática...Me tornei músico, tenho sucesso na minha profissão, viajei e continuo viajando, me casei, tive um filho lindo...Enfim...O mais legal de tudo é que eu ainda sou "criança" e tenho muitos sonhos, para quando for "grande"... Digo isso sob o aspecto espiritual. (rssss)

Há muito o que evoluir ainda. Muito o que sonhar, e principalmente Realizar.

Só que desta vez eu aprendí um pouco mais sobre o vento... Sobre suas causas e efeitos. Assim não terei mais que ficar apenas assistindo os sonhos sendo espalhados por ele... Não mesmo. Vou poder preservar as "minhas coisas de criança" intactas, para que o vento não me faça mais perder tempo procurando os pedaços espalhados por aquí e alí. sem perder tempo, já que é tão raro.

Hoje eu me sinto mais preparado para receber qualquer tipo de brisa, vento, ventania, tufão... Mantendo vivo e recuperando, muitos dos sonhos de criança que deixei o vento espalhar pelo caminho em algum ponto da minha vida.

Peço licença ao amigo Bruno Golveia para citar sua obra, que tem muito a ver com essa crônica...

Vento, ventania

Me leve para

As bordas do céu

Pois vou puxar

As barbas de Deus

Vento, ventania

Me leve prá onde

Nasce a chuva

Prá lá de onde

O vento faz a curva...

Me deixe cavalgar

Nos seus desatinos

Nas revoadas

Redemoinhos...

Vento, ventania

Me leve sem destino

Quero juntar-me a você

E carregar

Os balões pro mar

Quero enrolar

As pipas nos fios

Mandar meus beijos

Pelo ar...

Vento, ventania

Me leve prá qualquer lugar

Me leve para

Qualquer canto do mundo

Ásia, europa, américa...

Quero mover

As pás dos moinhos

E abrandar o calor do sol

Quero emaranhar

O cabelo da menina

Mandar meus beijos pelo ar...

Vento, ventania...

"Cabe a nós mantermos viva, a coragem para juntar o que o vento espalhar... e ainda, ter a sabedoria de interagir com ele. Cabe unicamente a nós, juntar nossos sonhos de criança aos sonhos de hoje e lutar por eles; Alimentá-los e juntá-los todas as vezes que o vento insistir em espalhá-los"

Fábio Albuquerque