Dúvidas de Fé

Quem não se indaga, não tem convicção.

Esta é formada por reflexões, leituras de mestres, lições de vida. Estas perguntas fundamentais forjam o nosso caráter.

Coloco sempre a existência de Deus em cheque. Isto não dá tranquilidade a ninguém. Lembro-me sempre da pergunta infantil, citada por Bertrand Russel. Se o Universo foi criado por Deus, quem o criou?

A resposta sempre causa confusão. Afinal, fomos criados à semelhança com Ele, dizem os mais crédulos...

Por muitas vezes, duvidei. E continuo nesta alternativa. Fomos criados à sua semelhança, ou O criamos, para guardar nossos males e temores?

Esta questão já me confundiu tanto que discuti sobre a mesma com o professor de Teologia Francis Von Baars, sacerdote holandês, Missionário do Sagrado Coração – MSC.

Ele riu e com toda a tranquilidade afirmou que não tem dúvida de fé, não acredita, no íntimo. Que ele mesmo, teólogo, por muitas vezes achava-se ridículo. Afinal, crer em algo não palpável, não e tarefa simples. Mas o amor também não se toca. Acaso isto o desmente? Fatos não racionais não se discutem.

É uma história antiga. Na antiga Grécia. No Oráculo de Delfos, muitos anos antes de Cristo, havia entalhado no mármore “Invocado ou não invocado, Deus está sempre presente”.

Jorge Cortás Sader Filho
Enviado por Jorge Cortás Sader Filho em 08/09/2009
Reeditado em 08/09/2009
Código do texto: T1798593
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.