PROFISSÕES NOJENTAS, PROFISSÕES INEXPLICÁVEIS, PROFISSÕES INACEITÁVEIS

A NOTÍCIA

As 10 profissões mais "nojentas" do mundo

Nem o Listverse, site especializado em listas dos mais diversos assuntos, conseguiu decidir qual a profissão mais “nojenta” do mundo. Em 2007, a Pop Science, revista especializada em popularizar temas da ciência, tentou ajudar, lançando uma lista com as profissões mais “nojentas” da área. Abaixo você descobre quais são essas e outras famosas pelo mundo.

Mergulhador de esgoto

As grandes cidades não utilizam apenas máquinas para limpar seus bueiros e reatores nucleares. Em cidades do México e a da Índia, por exemplo, a profissão de mergulhador de esgoto chega a ser popular. O profissional pode ou não ser equipado com roupas especiais anticontaminação - tudo depende do lugar onde exerce a profissão. Entre suas tarefas principais estão o desentupimento, a limpeza de dejetos e lixo e retirada de animais das redes de esgoto.

Cheirador de aromas

Mais conhecido como "Fungier L'Odeour do Suvaquer", a profissão de cheirador de aromas surgiu na França, maior produtora de perfumes do mundo. Os "fungiers", como são chamados, são responsáveis por sentir o odor das axilas de cobaias reais após o uso de determinada fragrância e anotar suas características - durabilidade no corpo humano, por exemplo.

Esterilizador de elefantes

Eleita pela revista Pop Science como a terceira mais “nojenta” do mundo da ciência, a profissão inclui a limpeza completa dos testículos dos animais. Lembrando que cada órgão tem mais de 20cm de diâmetro e é protegido por várias camadas de pele e músculo.

Maquiador de Cadáver

Se maquiar uma pessoa viva pode parecer tarefa difícil, maquiar alguém que já morreu pode ser pior ainda. O profissional é responsável por melhorar a imagem do morto para a hora do velório e enterro. Os maquiadores de cadáver têm que limpar o rosto antes da maquiagem e muitas vezes reconstruí-lo - em casos de tiros no rosto, por exemplo.

Pesquisador de fezes de baleia

Por ficar na água, pouquíssimas vezes é possível encontrar os dejetos de uma baleia. É por isso que existem os “pesquisadores de fezes de baleia”. Eles são responsáveis por encontrá-las e estudá-las. A profissão também foi eleita uma das mais “nojentas” pela Pop Science.

Lixeiro

A profissão pode ser considerada “nojenta”, mas nem por isso desmerece quem a pratica. Os lixeiros são responsáveis por coletar os lixos das cidades e levá-los para os locais adequados. Apesar de utilizarem roupas adequadas, muitas vezes se deparam com restos de comida, fezes, órgãos humanos, etc.

Limpador de lutador de sumô

Em países da Ásia, essa profissão já não causa surpresa em ninguém. Os limpadores são responsáveis por limpar as partes mais íntimas dos lutadores que, devido à obesidade, não conseguem o fazer sozinhos.

Limpador de chiqueiro

Se o cheiro de um porco já é extremamente desagradável, imagina o cheiro de vários animais juntos? O limpador de chiqueiro tem que enfrentar o cheiro de vários porcos enquanto arruma o chiqueiro. Entre suas responsabilidades está a de limpar os dejetos - que se espalham por todo o local.

Limpador de peixe

Não basta apenas abrir o peixe. O limpador deve cortar e retirar todos os órgãos de dentro do animal antes de prepará-lo para a culinária. Apesar da água que lava o sangue e as sujeiras, o cheiro fica nas mãos, nas roupas e em todo o ambiente de trabalho.

Entomologista Forense

Através do estudo de larvas de insetos encontrados em cadáveres humanos, o profissional busca evidências associadas a data da morte e, as vezes, as circunstâncias de tal. O entomologista vive em contato direto com insetos e ácaros.

-------------------------------------------------------------------

Fonte: site Listverse, 5/08/09.

------------------------------------------------------------------

A CRÔNICA

Têm umas coisas que são repugnantes, não deixando com isso de ser necessárias. Taí a lista para quem duvida. Se não fossem os asquerosos ratos, muitas das descobertas científicas na medicina não teriam se desenvolvido. Ou alguém preferiria que fôssemos nós mesmos as cobaias das pesquisas com vacinas e remédios?

Tudo o mais eu acho que é Deus. Refiro-me àquelas coisas inimagináveis, aparentemente sem explicação. Por exemplo: quem faz o baquelite? E o antimônio?

Tetê Espíndola, uma cantora lá do Mato Grosso, nasceu com todos os sons dos passarinhos na garganta e seu canto parece uma floresta em festa de manhã. Acontece que quem a orientou sobre o som com o respectivo nome de cada pássaro é um tal de ornitófilo.

Quem ensina ao maestro aqueles movimentos com a batuta? E os músicos sabem acompanhar direitinho aqueles tremeliques, que mais parecem um ataque epilético.

Sou curioso para saber o nome do profissional que cuida da sanidade e integridade emocional dos psicanalistas e psiquiatras.

Há uma médica inglesa (creio eu, solitária no mundo) que desistiu de prescrever dietas para obesidade e outras doenças causadas pela ingestão gulosa de alimentos e sedentarismo e outros pecados e resolveu apelar para dizer aos recém defuntos que eles poderiam ter vivido mais. A sua especialidade é estudar as vísceras de mortos e provar que eles poderiam ter vivido mais ou morrido de outras formas se alimentassem melhor e ou se seguissem os seus conselhos em vida. Ela mostrou um aparelho digestivo de um cadáver dizendo que ele não se alimentava de fibras por isso morreu entupido de gorduras, sais, etc. Só não há ainda nome para a sua profissão.

Agora, nojenta mesmo está se tornando uma atividade, que nem profissão era. Seu cargo já foi sacerdócio. Está nas câmaras de vereadores, nas assembléias legislativas, no congresso nacional, nas prefeituras, governos estaduais, governo federal.... Sem falar na justiça. A maioria dos seus ocupantes, a maioria.

josé cláudio Cacá
Enviado por josé cláudio Cacá em 04/09/2009
Código do texto: T1791550