AS FRANCESINHAS

Pereira e José Marcos eram responsáveis pela exportação de peças de uma grande fundição em São Paulo.

A cada quatro meses tinham que ir à França, maior importador das peças, para rever contratos e ajustar pendências.

Pereira era responsável pela parte comercial e José Marcos pelo controle de qualidade.

Sempre viajavam só os dois, mas desta vez, coincidindo com as férias dos filhos, as respectivas esposas resolveram ir junto, “para uma segunda lua de mel... né?”

Enquanto eles trabalhassem, elas iriam “bater perna” no Champs Elisée.

Na primeira noite em Paris, Pereira e Clarisse estavam esperando o outro casal no hall do hotel prá ir jantar no Bistrot Caleé des Feuillants um dos melhores e mais caros da França e comemorar a viagem

De repente surge uma linda francesinha...agarra Pereira e diz

- “Perrreirrrá!...Bonne nuit non amour”- e enche o estupefato brasileiro de beijos.

( Aqui cabe uma explicação – vocês já viram o Claude Troigros ensinado a fazer um “pirrrarrrucu avec sauce du marrracujá”? Pois é... é assim o sotaque)

Ele consegue se desvencilhar da moça e apresenta a esposa

- Ma famme.

A Clarisse diz a única frase que sabe em francês:

- Enchantée!

A moça se afasta rapidamente e só diz:

- Pardon.

- Quem é essa sirigaita? – Clarisse pergunta.

- Deve ser engano – diz Pereira.

- Engano como?... seu canalha...safado...sem vergonha... Ela sabe até seu nome!!!

- Então, tá...quer saber mesmo? Essa é minha amante aqui em Paris...não gosto de ficar sozinho e nem de perambular pelas boates à noite...pronto.

- Vou agora mesmo me mudar de quarto...amanhã embarco para o Brasil...volto prá casa da mamãe com as crianças e quando voltar pode procurar meu advogado para a ação de divórcio...não quero nem papo – ela despejou numa só frase.

- Então tá bom...já que é assim...aceito o pedido de divórcio...vamos ter de vender o apê dos Jardins... com sua parte você pode comprar um dois quartos em Itaquera...vamos tirar os meninos da escola particular... vai acabar essa história de frequentar o Clube Paulistano...em seu lugar passe a frequentar a Escola de Samba Nenê de Vila Matilde ou então os Gaviões da Fiel...compras agora, você só vai fazer na 25 de março...nada mais de Daslu...você pode ficar com a Toyota Hilux, desde que pague as 43 prestações restantes de R$ 2.650,00...eu vou para um flat e me viro com um Fiat 147...Ah sim...ia me esquecendo... pode procurar um emprego

- Seu canalha...quero ver você explicar pros meninos.

- Eles já sabem.

- Como é que é?

- É ...um dia eu estava meio de fogo e deixei escapar...a princípio eles ficaram meio abismados e depois passaram a rir...fizeram um pacto de não contar nada prá você...sempre quando volto de viagem eles até me sacaneiam dizendo “Comment çá va nôtre belle mère”...de vez em quando até me chantageiam quando nego alguma coisa...quer saber...vai ser até bom... nas férias vou acampar com eles, já que você não gosta mesmo.

- Seguiu-se um silêncio comparado à derrota do Brasil frente à França na última Copa do Mundo.

- Nisso passa outra francesinha e dá um tchauzinho.

- Quem é essa?...outra amante?

- Não... essa é a amante do José Marcos.

Mais meia hora de silêncio sepulcral.

Aí Clarisse resolve romper o silêncio:

- A “nossa” é bem mais bonita que a do José Marcos...deixa comigo... depois do jantar eu explico tudo prá mulher dele.

Wilson Pereira
Enviado por Wilson Pereira em 20/08/2009
Código do texto: T1763967