Colorido

Como é engraçado esse negócio de sentimentos.

Cada vez que eu paro pra pensar sobre eles, eu percebo alguma coisa diferente.

Por exemplo, quando nós estamos apaixonados: Vocês que já passaram por isso devem ter percebido. As coisas parecem mais coloridas. É poético demais, eu sei...

Mas notem como é real. Aquele pensamento fixo sobre alguém acaba por contaminar todas as suas atividades. Enquanto trabalha você fica pensando em como será quando chegar em casa e encontrar seu objeto de paixão, seja ele alguém ou alguma coisa. Sua concentração cai pela metade, você se flagra com o pensamento longe de onde deveria estar, e isso acontece diversas vezes. E então você começa a imaginar como contará isso para aquele alguém. Quer dizer, você fantasia sobre como seria fantasiar sobre alguém. Não sejamos tão subjetivos. De forma mais concisa, é como se dissessemos que a sua vida ganha um sentido extra, um novo objetivo. Além do dia normal, há outro a parte, feito somente de pensamentos e sonhos, insólitos ou não. Lembranças dividem espaço em sua mente com a atualidade, assim como sua imaginação passa a ser tão usada quanto a razão.

Você está ali, calculando o valor do produto que deve vender, e quando pressiona o número oito na calculadora, vem a sua mente a lembrança daquela pessoa lhe dizendo que com oito anos ela teve um cachorro. E você começa a pensar em como seria ter um cachorro juntamente com ela. Divaga sobre o nome mais apropriado para o animalzinho, pensa em como cuidar dele e onde ele dormirá no apartamento que vocês comprarão.

E de repente o cliente à sua frente pigarrea ligeiramente estressado, percebendo que você está levando mais tempo do que o normal pra fazer o simples cálculo.

Você sorri constrangido e zomba de si mesmo interiormente, dizendo que é melhor se concentrar.

Poxa, vocês já passaram por isso. É bizarro. Sua mente se perde, acaba o seu foco nas coisas normais, sua concentração vai pro espaço.

Não é engraçado o que um simples sentimento é capaz de fazer com a nossa vida?

Considero "somente um sentimento" a situação em que, obviamente, sua paixão não passa de um sentimento. Não é algo real, pelo menos no momento.

Mesmo sendo algo fictício, te faz perder o foco. Mesmo sendo somente uma possibilidade, te deixa com cara de bobo. E é nesses momentos de "bobeira" que a vida ganha outra tonalidade. É nessa hora que você passa a prestar atenção às coisas banais e perceber como elas são estranhamente incomuns. E como as coisas comuns, rotineiras, passaram a ter um significado completamente diferente. Você vê um pássaro cantarolando num galho de árvore. Legal, tem algo de estranho nisso? Mas então, sua mente inebreada pela ilusão da paixão lhe faz imaginar se, talvez, aquele canto não seria uma serenata para alguma possível companheira. Você começa a ver essas cores que sua mente cria em todos os lugares.

Um simples sentimento, nada mais do que uma série de informações interligadas por seus neurônios, capaz de tantas mudanças. Transformar os dias sombrios de céu com nuvens cinzentas e carregadas em um espetáculo, um teatro onde as cortinas fechadas escondem o anilado cenário além.

Quer dizer, o que é esse sentimento além de algumas palavras e uma ou outra lembrança? Como é que esse pequeno amontoado de informação pode nos modificar tanto? Acelerar nossos corações, corar nossas faces, criar aqueles suspiros imaginários que correm por nossa coluna...

Acho que isso só mostra o quanto nós somos seres sociais. Uma simples palavra de outra pessoa é capaz de mudar completamente nossa percepção do mundo. E mais: essa paixão, que por onde passa deixa esse rastro colorido, não seria a real razão que nossa mente procura para nortear nossas vidas? Em se tratando de instintos animais, não vivemos nós para levar a espécie adiante? Se sim, apaixonar-se pode ser considerado como a face racional do desejo de perpertuar a espécie. Mas por favor, me soa tão rude resumir uma paixão à "impedir o fim da espécie".

Um sentimento que modifica tanto nossa vida não pode ter um significado tão simplista e mundano. Creio que exista uma pitada divina nisso. Talvez seja essa a diferença primordial entre nós e os outros animais: A capacidade de complicar uma função tão simples da natureza. A condição de criar uma relação muito mais complexa do que o simples instinto. A possibilidade de dividir sua existência com alguém, repartindo seus planos, sonhando seus sonhos e multiplicando suas felicidades.

Sinceramente, não sei explicar o porquê dessas mudanças. Não sei nem explicar o porquê desse texto. Simplesmente me peguei divagando sobre paixões e coisas afim durante o dia, enquanto lembrava de como é gostosa a sensação de estar em um parque sob o céu azul, em um dia frio de inverno. E de como, até bem pouco tempo, esse cenário não me representaria nada. Engraçado como até o mais pessimista dos pessimistas acaba por vislumbrar a vida colorida em certos momentos. Realmente engraçado...