MÃOS SUJAS
Como brasileiros estamos todos indignados com a corrupção política, com o desprestígio da ética e com o triunfo da desonestidade que impera neste país. As desigualdades e os descaminhos da vida pública continuam emoldurando o Brasil.
Como nação somos um povo sofrido. Enquanto a miséria impera nas favelas, nos vilarejos do sertão, enquanto a criminalidade aumenta todos os dias, a corrupção fica acima de qualquer suspeita não só na vida pública, mas se alastrando por uma comunidade privilegiada.
Como cidadãos, precisamos reunir energias para transformar esta triste realidade e aperfeiçoar, criar projetos de mudanças em beneficio do país e em prol dessa juventude que hoje está se criando em meio às lições de safadezas e corrupção da política brasileira.
O descalabro que infesta os diversos setores da vida política nacional somente terá um fim quando cidadãos conscientes se portarem com patriotismo diante da coisa pública e se portarem fiéis à Nação Brasileira para conservá-la.
Os escândalos são diários. É impossível numerá-los. Mas somente para ilustrar os mais recentes e em evidência, mencionamos, no sul, o governo gaúcho infestado de corruptos, incluindo a própria governadora, segundo declarações do Ministério Público Federal. No centro do país, passamos pelo caso Paulo Maluf, pelo Senado Federal, pelo Congresso Nacional, pelo Judiciário, onde é evidente a corrupção, o nepotismo, os decretos secretos desses senhores de cabelos brancos que não respeitam a nação com seus conchavos pessoais.
Sabemos que a corrupção é um risco da democracia. Mas o inaceitável em tudo que temos constatado e visto é a impunidade do corrupto. Enquanto a grande parte do eleitorado brasileiro for uma simples massa de manobra para os interesses eleitoreiros, infelizmente, o quadro dificilmente irá mudar.
A ignorância política não deixa de ser uma garantia do continuísmo da corrupção impune. A falta de informação e cultura do povo brasileiro beneficia aqueles que se acham donos do poder, parasitas políticos que fazem da política uma fonte de enriquecimento pessoal.
A democracia brasileira é uma farsa. Não existe democracia autêntica sem um povo vigilante, sem cultura, desinformado e na miséria. Nosso povo ainda tem o hábito de confiar na palavra falada, na mentira dos palanques de eleições. É notório na historia da humanidade que as grandes manifestações sociais surgem da insatisfação popular que acaba por dar um novo rumo ao poder.
Eu ainda acredito que tudo isso ainda possa ser diferente, o que se pressupõe, evidentemente, em um investimento no cidadão, no acesso a cultura, na difusão da informação e na consolidação definitiva das instituições sérias e responsáveis.
Sabemos que nosso caminho é longo na busca da consolidação institucional. Mas quem sabe um dia, eu ou minha descendência possa ver estas instituições, então consolidadas e soberanas na defesa dos interesses do povo e da Nação Brasileira. Quem sabe...
(((((Plínio)))))
Redação em 04/08/2009 às 23:45:17 hrs
Julgai todas as coisas, retende o que é bom - I Ts 5:21