Quem faz o lugar?

Não tem como fugir a esta simples regra da vida. Quem faz o lugar não são as pessoas?

Então por que ES tão difícil assim conviver em uma sociedade? Uma simples pergunta nos faz refletir sobre a vida e tudo que ela representa para nos seres humanos.

O que falta? O que deixamos de fazer? O porquê a convivência entre as demais pessoas se tornou assim tão árdua?

Lembro -me de uma antiga história de um velho sábio e o estrangeiro que é mais ou menos assim:

O velho sábio morava em uma pequena cidade onde sua casa ficava justo na entrada da cidade. E como todo desconhecido ou recém chegado na cidade ia até a sua residência e perguntava como eram as pessoas dessa cidade.

Um dia um jovem estrangeiro recém chegado foi a sua residência e perguntou; como eram as pessoas daquela cidade?

O velho sábio com sua grande experiência pensativo olhou bem nos olhos daquele jovem estrangeiro que lhe perguntou:

Antes me diga como são as pessoas da sua antiga cidade?

O estrangeiro lhe respondeu:

Nunca mais quero voltar para aquele lugar de pessoas mesquinhas, infelizes, trapaceiros, invejosos, e muito, muito incompetentes!

Então o velho sábio lhe respondeu:

Aqui é igualzinho a sua cidade, você não encontrara pessoas diferentes!

Passaram - se alguns meses. Apareceu outro estrangeiro naquela cidade e foi a sua residência e novamente fez a mesma pergunta:

Como eram as pessoas dessa cidade?

O velho sábio com sua grande experiência pensativo bem nos olhos desse estrangeiro e lhe perguntou:

Antes me diga como são as pessoas da sua antiga cidade?

Então o estrangeiro com brilho nos olhos um sorriso em teu rosto lhe disse: Na minha antiga cidade as pessoas são maravilhosas, fiz muitos amigos por lá, são pessoas acolhedoras, batalhadoras, que só visam o bem das outras pessoas.

Então o velho sábio lhe respondeu:

Aqui é igualzinho a sua cidade, você não encontrará pessoas diferentes!

Então o estrangeiro com sorriso no olhar, levantou os braços ergueu a cabeça e disse: Graça a Deus senhor tu me abençoastes novamente pra onde quer que eu vá.

Sandro Sansão
Enviado por Sandro Sansão em 07/07/2009
Reeditado em 18/10/2010
Código do texto: T1686620